Notícias ambientais

ONU aumenta os termostatos para diminuir suas emissões e ainda economiza dinheiro




ONU aumenta os termostatos para diminuir suas emissões e ainda economiza dinheiro

ONU aumenta os termostatos para diminuir suas emissões e ainda economiza dinheiro
pt.mongabay.com

Traduzido por Rafael Perecin Foltram
12 de Agosto, 2008





Em uma tentativa de conseguir liderança pelo exemplo nas mudanças climáticas, o secretário-geral das Organizações das Nações Unidas Ban Ki-moon mostrou o “Cool UN”, uma iniciativa que limita o uso de aparelhos de ar condicionado, cortando emissão de gases que provocam o efeito estufa e economizando dinheiro.



O novo programa — que já está em atividade — elevará os termostatos na maior parte do prédio da ONU em Nova York de 22°C a 25°C. Os sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração do ar será desligado durante os fins de semanas.



“Nós conseguimos levar as ações do controle de mudanças climáticas no topo da agenda internacional e isso significa que a ONU precisa tomar ação também”, disse Ban.



Estima-se que o projeto, de um mês de duração durante agosto, corte as emissões de dióxido de carbono (CO²) em 300 toneladas, uma redução de 10% no consumo de energia nos sistemas de climatização de ar. Isso irá economizar US$ 100.000.



Como parte do “Cool UN”, Ban está encorajando que os funcionários e mesmos os delegados a se vestirem mais informalmente, inclusive com os homens deixando suas gravatas em casa.



“Deixe nós nos divertirmos — enquanto ao mesmo tempo fazemos uma contribuição para reduzir as emissões globais”, Ban falou.



Dependendo da efetividade dessa iniciativa, isso pode ser estendido para os meses de inverno com uma diminuição de 2,5°C no aquecimento.





Exit mobile version