Notícias ambientais

Mudança Climática pode cortar as exportações de soja do Brasil em 24% até 2020

Mudança Climática pode cortar as exportações de soja do Brasil em 24% até 2020

Mudança climática pode cortar as exportações de soja do Brasil em 24% até 2020

Rhett A. Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
29 de Agosto, 2008





A mudança climática poderia ter um impacto significante no valor das exportações agrícolas do Brasil de acordo com um estudo apresentado na Segunda feira em uma conferência de agrobusiness em Sao Paulo, relata a Financial Times.



As rendas das maiores colheitas de alimentos do Brasil — arroz, café, feijões, mandioca, milho e soja — poderiam declinar de $1.6 a 1.8 bilhões por ano até 2020 se a média regional de temperaturas aumentarem entre 1°C e 2°C. A soja seria particularmente afetada pelas crescentes temperaturas, com a área apropriada para cultivo caindo de 21 para 24 porcento.



“O resultado será uma significante queda nas exportações agrícolas do Brasil,” Hilton Silveira Pinto, um dos autores do relatório, contou ao Financial Times.



O estudo é baseado em modelos de mudança climática desenvolvido no Hadley Centro para Previsão Climática e Pesquisa na Inglaterra. Pesquisadores da Unicamp, uma Universidade Brasileira, e Embrapa, um instituto de pesquisa agrícola governamental, aplicaram os modelos através de 5.562 municípios do Brasil.



O estudo mostrou que enquanto as altas temperaturas fariam decrescer a produção de soja, aumentaria a produção de cana de açucar. Contudo, o Brasil veria uma queda em rede da produtividade agrícola de suas seis mais importantes colheitas.



Outros cientistas dizem que a produtividade das colheitas do Brasil pode também ser afetada pela contínua perda da floresta Amazônica, que gera grandes quantidades de chuvas nas áreas agrícolas adjacentes.







Exit mobile version