Notícias ambientais

Acidificação do oceano pode afetar a reprodução da vida marinha

Acidificação do oceano pode afetar a reprodução da vida marinha

Acidificação do oceano pode afetar a reprodução da vida marinha

pt.mongabay.com
Traduzido por Luis Carlos Oña Magalhães

22 de agosto de 2008



A acidificação do oceano devido ao aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera pode estar trazendo risco à capacidade reprodutiva de algumas espécies marinhas, reporta um novo estudo publicado na “Current Biology” por cientistas Suecos e Australianos.



O estudo observou o impacto de níveis mais baixos de pH sobre o ouriço-do-mar (Heliocidaris erythrogramma). Os pesquisadores reduziram o pH de 8.1, que é o valor atual da água do mar, para 7.7, que seria o valor previsto para a água do mar em 2100 considerando que a emissão de CO2 se mantenha em sua taxa atual. Foi notada uma queda de 25% no sucesso de fertilização da espécie devido a um declínio na motilidade de seus espermatozóides.



“Uma queda de 25% na fertilidade equivale a uma queda de 25% na população reprodutiva. Ainda não se sabe se outras espécies apresentam o mesmo efeito, mas transferindo para espécies de importância comercial e ecológica como lagostas, caranguejos, mexilhões e peixes, a acidificação pode ter conseqüências ainda mais drásticas,” disse Jon Havenhand, um pesquisador do Departamento de Ecologia Marinha trabalhando no Sven Loven Centre para Ciências Marinhas em Tjarno.



Cientistas do mar alertaram que a acidificação oceânica apresenta outras ameaças à vida marinha incluindo a redução da capacidade que muitos organismos têm de formar conchas de carbonato de cálcio. Plâncton, pterópodes, moluscos, e corais estão particularmente em risco.




Artigos relacionados



Emissão de CO2 pode condenar a indústria pesqueira
(7/3/2008) Além de elevar a temperatura climática, o aumento da emissão de dióxido de carbono está contribuindo para a acidificação do oceano, ameaçando a vida marinha, alertam pesquisadores na revista Science. Esta tendência torna ainda mais importante a redução da emissão de CO2, argumenta os autores.



A acidificação oceânica é pior do que se esperava e ameaça a vida marinha
(5/22/2008) Pesquisadores alertam, na revista Science, que o aumento da acidificação oceânica ao longo do banco de areia continental da América do Norte terá provavelmente impactos negativos sobre os ecossistemas marinhos, incluindo a corrosão de exoesqueletos de carbonato de cálcio em muitos organismos.



Aquecimento global degradará 98% dos recifes de corais por volta de 2050
(12/13/2007) A acidificação oceânica pela emissão de dióxido de carbono induzida pela humanidade poderá alterar drasticamente as cadeias alimentares marinhas de nosso planeta, alerta uma pesquisa publicada na edição de 14 de Dezembro da revista Science e apresentada no encontro de outono da União Geofísica Americana (American Geophysical Union – AGU) em São Francisco.



Emissões de CO2 causam acidificação oceânica e ameaçam a vida marinha
(9/21/2007) Emissões de dióxido de carbono (CO2) induzidas pelo homem podem, em meio século, alterar a química do oceano ao ponto de violar o Critério de Qualidade da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA)se as emissões não forem reduzidas substancialmente, relata um grupo de cientistas na edição de 25 de Setembro de 2007 da Geophysical Research Letters. O relato é o primeiro a alertar que as emissões de CO2 atmosféricas farão com que as águas oceânicas violem os critérios da EPA para a qualidade da água.



Poluição industrial acidifica o oceano e ameaça os animais marinhos
(9/3/2007) A acidificação oceânica , que já é uma preocupação devido ao aumento dos níveis de dióxido de carbono, está piorando devido ao ácido nítrico, e ácido sulfúrico da indústria, relatam os pesquisadores na edição dessa semana da revista Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).






Exit mobile version