Notícias ambientais

A Industria madeireira amazonense declara moratória na extração ilegal




50 anos depois da explosão: Recuperação no recife do Atol de Biquíni

A Industria madeireira amazonense declara moratória na extração ilegal

pt.mongabay.com
Traduzido por Thomaz William Mendoza-Harrell
3 de Agosto, 2008





O estado brasileiro de Pará anunciou hoje uma moratória na madeira ilegal da floresta amazônica.



Pará é o maior produtor de madeira da Amazônia.



O acordo que foi assinado, pela influente Associação das Indústrias de Exportação de Madeira e a Federação Paraense de Indústrias, é conhecido como o “Pacto para madeira legal e sustentável”. É semelhante á moratória Brasileira de soja sob a qual produtores de soja concordaram em parar de negociar em soja plantada em terras recentemente desflorestadas. A moratória está em força desde Julho de 2006.



O Pacto para Madeira Legal e Sustentável visa o corte ilegal na indústria madeireira do Pará. Quase 80 por cento da Madeira produzida na Amazônia é ilegal.



Os produtores paraenses esperam que a iniciativa permita a industria a continuar a exportação de madeira para os mercados dos Estados Unidos e Europa. Tanto os Estados Unidos como a União Européia estão considerando uma moratória proveniente de mercados sustentáveis ou ilegais.



A Greenpeace, uma organização ambiental que ajudou a orquestrar a moratória da soja achou bem vinda a noticia.



“Num pais onde a intenção e a ação não são sempre a mesma coisa, a implementação deste acordo entre a industria e o Governo será vital para o estabelecimento de uma proteção efetiva para as florestas ao mesmo tempo que conserva empregos “, disse Paulo Adario, Diretor de Campanhas da Greenpeace Amazonia. “Beneficiará as comunidades locais e promoverá atividade madereira sustentável.”





Exit mobile version