Notícias ambientais

A Dell se torna neutra em carbono ao salvar lemur em extinção

A Dell se torna neutra em carbono ao salvar lemur em extinção

A Dell se torna neutra em carbono ao salvar lemurs em extinção
Rhett A. Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
29 de Agosto, 2008





A Dell, a maior fabricante de computadores do mundo, anunciou que se tornou a grande primeira companhia tecnológica para alcançar a neutralidade de carbono.



A firma com base no Texas alcançou sua meta através de “uma campanha global agressiva sobre energia eficiente e aumentando a procura por energia verde, reduções verificadas de emissões e certificados de energia renovável,” de acordo com a afirmação. A companhia também está fazendo investimento em energia eólica nos Estados Unidos, a China e India e fundos de conservação da floresta úmida em Madagascar para evitar emissões que iriam de outra forma resultar do desflorestamento.



A empresa agora consome 645 milhões de kWh de “eletricidade verde” por ano e evita mais de 400,000 de toneladas de dióxido de carbono da geração de energia, economizando mais de $3 milhões anualmente. Isso evita outras 20,000 toneladas de emissões de CO2 através da energia eficiente.



Salvar os lemurs enquanto protege-se o clima



Uroplatus gecko e Lepilemur em Madagascar.

A decisão da Dell de compensar mais de 500,000 toneladas das emissões nos próximos cinco anos através da conservação da floresta dá suporte ao mercado emergente para serviços do ecossistema bem como oferece beneficios de mercado para a empresa. Os fundos do “desflorestamento evitado” serão usado para promover atividades sustentáveis geradoras de rendas para comunidades rurais pobres que poderiam de outra forma desmatar a floresta para a agricultura de subsistencia e pastagem de gado. As florestas protegidas servem de refúgio para a vida selvagem endêmica, incluindo os carismáticos lemurs, os geckos com cauda em forma de folha, geckos coloridos, rãs venenosas de cores brilhantes, e tenrecs espinhosos. Cerca de 90 por cento das espécies de Madagascar são endêmicas — ou únicas — da ilha.



Os cientistas dizem que o desflorestamento evitado pode oferecer uma das maneiras de custo-efetivo para reduzir as emissões enquanto salvaguarda a biodiversidade e importantes serviços providos pelas florestas saudáveis. O desflorestamento global é responsável por aproximadamente 20 por cento das emissões de gases antropogênicos de efeito estufa.



O projeto de desflorestamento evitado da Dell é administrado pela Conservation International. A área de 240,000-hectares de floresta é parte da Floresta Fandriana-Vondrozo, que fica ao longo do leste de Madagascar









Exit mobile version