Notícias ambientais

Venezuela bane mineração de ouro em reserva florestal e não emitirá permissões para abertura de novas minas

Venezuela bane mineração de ouro em reserva florestal e não emitirá permissões para abertura de novas minas

Venezuela bane mineração de ouro em reserva florestal e não emitirá permissões para abertura de novas minas
pt.mongabay.com
Traduzido por Luis Carlos Oña Magalhães
27 de Julho, 2008





A Venezuela baniu a mineração de ouro em sua Reserva Florestal de Imataca e disse que não emitirá novas permissões para mineração a céu aberto em qualquer parte de seu país, segundo a Reuters.



“A Venezuela negará permissões ambientais para a exploração de mineração a céu aberto,” Ministro do Meio Ambiente Yuviri Ortega disse a Reuters em uma entrevista na semana passada. “Nem companhias públicas nem privadas explorarão, no momento, o ouro de Itamaca.



“No momento não precisamos explorar esses minerais; como diz o presidente, nós não precisamos de diamantes, ouro, ou carvão,” disse ela.




Mineradores nas vertentes do Rio Caroni

Venezuela presencia uma sorte financeira inesperada vinda dos preços do petróleo elevados apesar da estagnação da produção. Os fundos parecem ter reduzido o ímpeto pela exploração dos ricos depósitos minerais do país.



Cientistas alarmaram que a mineração a céu aberto — geralmente feita por mineradores ilegais — está causando um dano ecológico às florestas biologicamente ricas na Venezuela.



O sul da Venezuela contém parte do escudo Guiano, uma região caracterizada pelas rochas expostas que datam do período Pré-cambriano, cerca de 600 milhões de anos atrás. Esta geologia, como as de parte da África Ocidental, Oeste da Austrália, e Escudo Brasileiro, produzem ricos depósitos de ouro, diamantes, ferro, e bauxita.



Relacionado



A Mineração na Amazonia Venezuelana ameaça biodiversidade e grupos indígenas 9 de Novembro de 2006

Problemas vêm se acumulando emu ma das paisagens mais lindas da Terra. Dentro da Amazonia Venezuelana, dentre montanhas cobertas por floresta antiga conhecida por tepuis, rios cristalinos, e cachoeiras de tirar o fôlego, mineradores ilegais de ouro estão ameaçando um dos maiores blocos remanescentes de selva. Um bloco que é lar de tribos indígenas e um surpreendente nível elevado de diversidade biológica. Conforme a situação piora, uma série de ataques tem feito vítimas, tanto mineradores quanto índios. Uma organização científica de ponta solicitou ação do governo Venezuelano.





Exit mobile version