Notícias ambientais

Sapos escolhem se depositam ovos na terra ou na água




Sapos escolhem se depositam ovos na terra ou na água

Sapos escolhem se depositam ovos na terra ou na água
pt.mongabay.com
Traduzido por Luis Carlos Oña Magalhães
27 de Julho, 2008





Pesquisadores no Panamá descobriram um sapo que consegue escolher se deposita ovos na terra ou na água. É a primeira vez que tal “flexibilidade reprodutiva” foi encontrada em um vertebrado.



Observando o comportamento de postura de ovos de Dendropsophus ebraccatus em diferentes ambientes, pesquisadores da Universidade de Boston Justin C. Touchon e Karen M. Warkentin descobriram que o sapo amarelo de árvore escolhe depositar seus ovos em água ou plantas pendendo sobre a água dependendo da quantidade de sombra. Em lagoas com sombra, os sapos depositaram seus ovos em folhas sobre a água, já em lagoas sem sombra os sapos depositaram a maioria de seus ovos na água.



Os pesquisadores acreditam que tal comportamento possa garantir aos sapos a minimização de perdas para predadores aquáticos ou dessecação na quente luz solar tropical.



Touchon e Warkentin dizem que o comportamento também pode ser encontrado em outras espécies. Eles sugerem que o achado possa esclarecer a evolução da reprodução terrestre.



A pesquisa está publicada na Ata da Academia Nacional de Ciência (Proceedings of the National Academy of Science – PNAS). O trabalho foi financiado pela Fundação Nacional de Ciência (National Science Foundation), Universidade de Boston, Instituição Smithsoniana e a Sociedade de Comportamento Animal e apoiado pelo Instituto Smithsoniano de Pesquisa Tropical.



Justin C. Touchon e Karen M. Warkentin (2008). Plasticidade do Modo Reprodutivo: Ovoposição Aquátic e Terrestre em um Sapo de Árvore. PNAS para a semana de 19 de Maio de 2008.





Exit mobile version