Notícias ambientais

O gorila mais raro do mundo ganha sua própria reserve florestal

O gorila mais raro do mundo ganha sua própria reserva florestal

O gorila mais raro do mundo ganha sua própria reserva florestal
pt.mongabay.com
Traduzido por Luis Carlos Oña Magalhães
27 de Julho, 2008





O governo de Camarões determinou o primeiro santuário exclusivo para o tipo mais raro de primata do mundo: o gorila-do-rio-cruz segundo a Wildlife Conservation Society (WCS) (Sociedade de Conservação de Vida Selvagem), que auxiliou a manter o projeto.



O Santuário de Gorilas de Kagwene, criado pelo decreto do Primeiro Ministro Ephraim Inoni, cobre 19.5 km2 em uma região montanhosa de Camarões. A WCS estima que a área seja o lar de 20 dos 300 exemplares de gorilas-do-rio-cruz (Gorilla gorilla diehli) existentes no mundo.



O grupo que tem sua base no Zoológico do Bronx diz que os gorilas de Kagwene têm sido protegidos da caça predatória, que afeta os outros primatas da região, devido à crença local que diz que os gorilas são pessoas. Sendo assim, o consumo de sua carne também é proibido.


Fora de Kagwene, o gorila-do-rio-cruz tem sido imensamente afetado pela perda e fragmentação de seu habitat causadas pela derrubada de árvores, transformação de áreas de floresta em áreas para agricultura e pastagem, e construção de estradas.



“A criação deste santuário é fruto de muitos anos de trabalho ajudando a proteger a subespécie de gorila mais rara do mundo” disse Dr. Roger Fotso, Diretor do Programa da Wildlife Conservation Society em Camarões.



“Esperamos que este santuário, bem como outros semelhantes a este, nos dê tempo para proteger e aprender mais sobre o grande primata mais raro do mundo.” acrescenta Dr. James Deutsch, Diretor do Programa Africano da Wildlife Conservation Society.



A WCS trabalhou em conjunto com o Ministério de Florestamento e Vida Selvagem de Camarões e utilizou fundos do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos para criar Kagwene.






RELACIONADO



O tempo está acabando para o gorila mais raro do mundo 21 de Junho de 2007

O tempo está acabando para a subespécie de gorila mais rara do mundo o gorila-do-rio-cruz (Gorilla gorilla diehli) da região montanhosa de fronteira entre Camarões e Nigéria. Com menos de 300 exemplares remanescentes, conservacionistas formaram um novo plano para salvar o grande primata da extinção.



Negociantes de carbono, não os conservacionistas, poderiam salvar a floresta tropical de Camarões 15 de Fevereiro de 2008

O governo de Camarões pretende promover o leasing de 830.000 hectares de biodiversidade de floresta tropical para conservacionistas pela quantia anual de US$1,6 milhões. O problema? Nenhum grupo conservacionista está interessado. Aparentemente o preço estipulado é muito elevado segundo o The Economist.


Exit mobile version