Notícias ambientais

O crescimento econômico da China pode estar ajudando a recuperação do habitat dos pandas

O crescimento econômico da China pode estar ajudando a recuperação do habitat dos pandas

O crescimento econômico da China pode estar ajudando a recuperação do habitat dos pandas
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008





Rápido crescimento economico pode estar ajudando a recuperação de habitat-chave dos pandas na Reserva Wolong Nature na China, disse um pesquisador em um encotro de biólogos para a conservação de Paramaribo, Suiname.



Usar detecção remota para detectar mudanças na cobertura da floresta e habitat dos pandas nos últimos 20 anos, Xiaodong Chen da Universidade do Estado de Michigan e seus colegas descobriram um aumento de 19 por cento no total da cobertura florestal dentro e fora da Reserva de Wolong Nature, e uma expansão de 18 por cento do habitat dos pandas. A melhoria inverteu um declínio significativo na cobertura florestal tanto dentro da reserva e nas redondezasn da “zona de interação” de 1970 a 1990.



Porque a extração de madeira foi o condutor primário da degradação da floresta na área de Wolong durante esse tempo, Chen especulou que o rápido crescimento economico e a urbanização fora da reserva desde 2001 pode ter reduzido a pressão sobre os recursos da floresta. Ele citou a transição para a electricidade e materiais que não são feitos de madeira e lenha como exemplo. Chen disse que a maioria da produção ocorre fora da área então o crescimento urbano não aumentou a demanda por terras agrícolas na zona imediatamente ao redor de Wolong.



Chen disse que essas tendências tem sido aumentadas com as fortes intervenções do governo nos esforços de proteção da floresta, incluindo pagamentos pelo reflorestamento de colheitas de encosta (Programa Grain-to-Green) e programa de conservação da floresta (Programa de Conservação da Floresta Natural).



Chen conclui que monitoração a longo prazo de cobertura de terra e atividades humanas deveriam ser conduzidas tanto em Wolong e na “zona de interação.”



A Reserva Wolong Nature está localizada a 120 quilometros a noroeste de Chengdu, a capital, Província de Sichuan, China. Estabelecida em 1963, Wolong é famosa por sua população do panda gigante criticamente ameaçados de extinção. Cerca de 10 por cento (150 animais) da população selvagem de panda do mundo são encontrados nos 200.000 hectares da reserva. Wolong também é abrigo para mais de 4.000 especies de plantas e mais de 100 tipos de mamíferos.

Exit mobile version