Notícias ambientais

O Brasil cria 3 parques na Amazônia

O Brasil cria 3 parques na Amazônia

O Brasil cria 3 parques na Amazônia
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008





Em um anúncio do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Presidente do Brasil Luiz Inacio Lula da Silva revelou três novas áreas protegidas cobrindo 6.4 milhões de acres (2.6 milhões de hectares) de floresta úmida Amazonica mas advertiu estrangeiros para ficar fora de questões ambientais na região, de acordo com a Associated Press (AP) e Reuters.



“O território é nosso, mas nós queremos compartilhar com a humanidade os benefícios que estamos criando através da preservação, porque queremos que todos respirem o verde ar criado por nossas florestas,” Silva disse através da AP.



“Não é fácil discutir o meio ambiente, pensando que a mera criação de uma lei ou decreto resolverá o problema. Algumas vezes algo que parece tão consensual pode levar dois ou três anos para materializar porque temos que respeitar instituições.”




O desflorestamento na Amazônia brasileira caiu mais de 60 por cento entre 2004 e 2007, ma aumentou na segunda metade de 2007. Quase 400.000 quilometros quadrados de floresta tem sido desmatada nos últimos 20 anos.

Silva enfrentou a oposição do Congresso sobre algumas medidas ambientais. Ele tem estado em desacordo com ambientalistas incluindo sua Ministra anterior, Marina Silva, uma famosa conservacionista, que renunciou mês passado após perder uma série de batalhas para proteger a Amazônia do desenvolvimento.



Ainda em seu discurso Silva afirmou o controle do Brasil sobre a importante região ecológica e disse que faltam às nações industrializadas a “autoridade moral” para ensinar ao país como proteger seu meio ambiente. Ele observou que países em desenvolvimento destruiram suas florestas e poluiram muito em seu trajeto rumo ao crescimento econômico.



“Não podemos permitir que pessoas tentem e escrevam as regras sobre o que podemos fazer na Amazonia,” disse ele, acrescentando que o Brasil está tentando desenvolver a floresta de uma maneira ambientalmente responsável.


O Brasil abriga mais de 60 por cento da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Nos últimos 30 anos quase um quinto da área florestal tem sido desmatada, a maior parte por causa da agricultura e pastagens para gado. O desflorestamento diminuiu desde 2004, apesar de ter aumentado na segunda metade de 2007 devido ao aumento nos preços das matérias primas.





Exit mobile version