Notícias ambientais

Insetos coloridos ajudam na procura por drogas anti-cancer

Insetos coloridos ajudam na procura por drogas anti-cancer

Insetos coloridos ajudam na procura por drogas anti-cancer
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Julho, 2008





Besouros coloridos ou lagartas que se alimenta de plantas tropicais podem sinalizar a presença de componentes químicos ativos contra o cêncer e doenças parasíticas, relatam pesquisadores ao escrever para o jornal Frontiers in Ecology and the Environment. A descoberta poderia ajudar a acelerar a descoberta da droga.



Os cientistas do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian (STRI) e outras organizações coletaram besouros e lagartas em plantas que produzem componentes com e sem atividade contra câncer e parasitas. Eles descobriram que insetos que mostram coloração de advertência — cores brilhantes e padrões de realce — foram significamente mais comum em plantas que continham componentes anti-cancer e anti-parasitas. Não houve diferença em abundancia de insetos lisos coloridos entre plantas com e sem bioatividade.



Besouro colorido pode indicar plantas quimicas úteis. Crédito: Don Windsor, STRI


“Nós apenas colocamos dois e dois juntos,” disse Julie Helson, uma estudante da Universidade McGill quando ela fez esse trabalho e agora fazendo PhD na Universidade de Toronto, “Sabíamos que insetos de cor intensa advertem seus predadores que possuem gosto ruim e que podem ser tóxicos, mas porque outros insetos enganam imitando os que são tóxicos, não estávamos certo sobre se as cores insetos iriam realmente funcionar para identificar plantas que contém toxinas. Funcionou!”



STRI diz que o trabalho suporta a idéia de que “teortias ecológicas e evolucionárias sobre defesa quimica nas plantas da floresta… podem significantemente melhorar a eficiência e diminuir o custo da descoberta da droga, quando comparada com a uma seleção aleatória.”



“Apesar da idéia de que insetos de cores intensas poderiam facilitar a procura por plantas medicinais ativas ter sido discutida por décadas, o conceito nunca foi rigorosamente testado. Nosso novo trabalho sugere que uma tela rápida para insetos com coloração de advertência em plantas tropicais podem aumentar a eficiencia da procura por componentes ativos contra o cancer e doenças parasíticas tropicais por four-fold, um outro exemplo de como a ecologia pode contribuir para a descoberta novas medicamentos. É muito gratificante ver que isso funciona na prática.” disse Todd Capson, um cientista associado com a STRI e professor na Universidade McGill que dirigiu o projeto. “Estou esperançoso de que outros investigadores seguirão nossos passos e testarão nossa teoria de que os insetos podem nos levar às plantas com propriedades de combate às doenças. Nosso trabalho também demonstra que a proteção de florestas tropicais, não apenas os insetos e plantas, mas em todos os niveis, tem o potencial de prover benefícios imensuráveis para a saúde humana.”



O fiananciamento para o estudo foi fornecido pelos Insitutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, Fundação Nacional de Ciência dos EUA, Departamento de Agricultura dos EUA, Conselho Nacional de Pesquisa em Ciência e Engenharia do Canadá e Levinson Fellowship do programa STRI-McGill NEO.


Exit mobile version