Notícias ambientais

Imitação da baleia inspira melhor turbinas de vento

Imitação da baleia inspira melhor as turbinas de vento

Imitação da baleia inspira melhor turbinas de vento
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Julho, 2008





Estudando e imitando as características das nadadeiras, barbatanas e caudas de baleias e golfinhos, engenheiros tramaram mais uma maeira eficiente de gerar energia eólica, relata um pesquisador que se apresentou no encontro anual da Sociedade de Biologia Experimental em Marseille, França.


Dr Frank Fish da Universidade West Chester diz que a forma das nadadeiras das baleia inspirou a criação de um design completamente singular para lâminas de turbinas eólicas.


“Os engenhiros ja tentaram assegurar padões constantes de fluxo em superficies de levantamento rígidas e simples, tais como asas. A lição da imitação é que fluxo instável e formas complexas podem aumentar o levantamento, reduzir obstáculos e atrasar a ‘tenda’, uma perda dramática e abrupta de levantamento, além do que os sistemas de engenharia existentes podem cosneguir,” Fish disse. “Há muitas possibilidades onde esta tecnologia poderia ser aplicada, em projetos aeronáuticos tais como hélices de helicoptero no futuro.”




Baleia Humpback no Alaska


Grandes vórtices são formados atrás das calhas ao longo das bordas principais onde fluem para formar aerodinâmicas diretas. o efeito desses padrões de fluxo induzidos pelor tubercles é de atrasar a tenda. Credito: E. Paterson

A pesquisa, que foi financiada pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e o Escritório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, olhou especificamente para os vórtices formados após os mamiferos marinhos.


“No caso da Baleia humpback, os vórtices formados de tubercles (caroços) na borda frontal das nadadeiras ajudam a gerar mais levantamento sem a ocorrência de tenda, bem como aumentar a maneabilidade e agilidade,” ele explicou. “No caso da cauda dos golfinhos, os vórtices sao formados no final com golpes para cima e para baixo. Esses vortices estão envolvidos na produção de um jato após o golfinho que produz alto impulso. Regulando a produção de vortices, o golfinho pode maximizar sua eficiência enquanto nada.”






Exit mobile version