Notícias ambientais

Geologia, ligações climáticas tornam a região da Guiana particularmente sensível a mudanças

Geologia, ligações climáticas tornam a região da Guiana particularmente sensível a mudanças

Geologia, ligações climáticas tornam a região da Guiana particularmente sensível a mudanças
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008



Padrões de solo e clima na Guiana tornam a região particularmente sensível à mudança ambiental, disse um cientista em uma conferência biologia em Paramaribo, Suriname.

David Hammond, um consultor ambiental, disse a uma junta de cientistas da Associação para Biologia Tropical e Conservação que antigos solos da Guiana — e portanto deficiente em nutrientes — tornam-na biologicamente “frágil” relativo a partes da Bacia Amazônica. Evidência arqueologica sugere que a região tem msido sempre escassamente habitada comparada à Amazônia.

Hammond também esclareceu a susceptibilidade da Guiana ao eventos ENSO. A região mostra uma das respostas mais fortes ao El Niño no mundo. As assinaturas de carvão vegetal e registros de silvicultura mostram um meio ambiente “flagelado pelas enchentes e incêndios cusados pelo ENSO.”

Do ponto de vista da humanidade, essas características colocam a região em risco de derrubada para um futuro desolado, disse Hammond.


Floresta de areias brancas no Suriname. Florestas de areia branca crescem em solos que são particularmente deficientes em nutrientes.

“Se nós tendemos a ignorar essas respostas, as consequencias são que as florestas da Guiana irão queimar,” ele disse. “Elas irão queimar mais se os eventos ENSO atenuarem… se a mudança climática amplificar balanços de ENSO, aumentará as condições para queimadas…. Devemos considerar essas sinergias entre a geologia, clima, e uso humano.”

A Guiana é parte do maior bloco contíguo do mundo de floresta tropical. A região — constituída de partes da Venezuela, Guiana, Suriname, e Guiana Francesa — atualmente tem a maior percentagem de cobertura florestal e a mais baixa taxa de desflorestamento do planeta.

No entanto, as pressões de desenvolvimento no escudo estão aumentando devido ao aumento de preço dos metais, minerais, e madeira. A geologia de uma região significa que o Escudo da Guiana é particularmente dotado com ouro, bauxita e diamantes.





Exit mobile version