Notícias ambientais

Espécies da Floresta Úmida particularmente vulneráveis ao aquecimento global




Espécies da Floresta Úmida particularmente vulneráveis ao aquecimento global

Espécies da Floresta Úmida particularmente vulneráveis ao aquecimento global
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008





Espécies tropicais podem estar particularmente vulneráveis ao aquecimento global devido a suas limitadas habilidades de se adpatar a altas temperaturas, advertem cientistas que escrevem no jornal Science.



Joshua Tewksbury da Universidade de Washington e seus coleguas dizem que animais tropicais de sangue frio — incluindo insetos, peixes, repteis e anfíbios — são especialmente vulneráveis ao aumento de temperaturas porque eles são fisiologicamente especializados com respeito a temperatura, tem habilidades limitadas para aclimatizar a novas temperaturas, e vivem em lugares que estão entre os mais quentes do planeta. Os autores discutem que as ascensões çigeiras nas temperaturas globais poderiam levar ao “declínio de desempenho e a teoria Darwiniana”.






Inseto em Suriname

Tewksbury e colegas dizem que as espécies da floresta tropical podem estar particularmente em risco já que “elas vivem em constantes sombras, geralmente não são adaptadas a altas temperaturas operativas encontradas em habitats abertos mais quentes, e tem algumas opções comportamentais disponíveis para driblar temperaturas mais elevadas.”



O volume da biodiversidade global é encontrado nas florestas tropicais.



Joshua J. Tewksbury, Raymond B. Huey, Curtis A. Deutsch (2008). Putting the Heat on Tropical Animals 06 JUNHO 2008 VOL 320 SCIENCE





Exit mobile version