Notícias ambientais

Destrancar o potencial das florestas para limitar a mudança climática




Destrancar o potencial das florestas para limitar a mudança climática

Destrancar o potencial das florestas para limitar a mudança climática
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008





Compreender as complexas interações entre as florestas e o clima pode “destrancar o potencial das florestas para limitar a mudança climática global,” argumenta um pesquisador ao escrever no jornal Science.



Em uma revisão a ser publicada Sexta-feira, Gordon B. Bonan do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas discute mecanismos de feedback entre florestas e clima — o ciclo de carbono (fotosíntese e respiração), o ciclo da água (evapotranspiração), fluxo de energia da superfície (albedo), e dinâmicas da vegetação — bem como alteração humana na biosfera. Melhorar o modelo dessas interações ajudará no desenvolvimento das políticas de uso da terra para abrandar a mudança climática.



“Essas políticas devem reconhecer a multidão de influências da floresta, seus efeitos sobre o clima, suas diferenças espaciais e escalas temporais, e sua efetividade a longo prazo e sustentabilidade em um clima em mudança,” Bonan writes. “A interrrelação da ciência de mudança climática, impactos do clima nos ecossistemas, e políticas de abrandamento de mudança climática requerem que sejam estudados juntos em uma estrutura interdisciplinar para desenhar um ciência forte a serviço da humanidade.”



Gordon B. Bonan (2008). Florestas e Mudança Climática: Forças,Feedbacks, e Benefícios Climáticos das Florestas. 13 de JUNHO 2008 VOL 320 SCIENCE


Exit mobile version