Notícias ambientais

Colombia cria reserva de floresta úmida para proteger plantas medicinais

Colombia cria reserva de floresta úmida para proteger plantas medicinais

Colombia cria reserva de floresta úmida para proteger plantas medicinais
Rhett A. Butler, pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008




Hoje a Colombia anunciou a criação de uma reserva de floresta úmida dedicada á proteção de plantas medicinais.



O santuário medicinal Orito Ingi-Ande abrange 10.626 hectares de floresta úmida tropical biologicamente rica que tem altitude de 700 a 3300 metros acima do nivel do mar. O santuário é baseado em uma iniciativa lançada pelas comunidades indígenas locais com o apooio da Equipe de Conservação da Amazônia (ACT), uma Ong inovadora que trabalha com povos nativos para conservar a biodiversidade, saúde e cultura nas florestas da América do Sul. Membros das comunidades — que incluem os Kofán, Inga, Siona, Kamtsá, e tribos Coreguaje — combinaram seus ricos conhecimentos sobre plantas medicinais com tecnologia pioneira para determinar a colocação e extensão da reserva. Suas contribuições para o esforço são refletidas em nome da reserva, de acordo com o ACT.



A União dos Yagé Curandeiros da Amazônia Colombiana (UMIYAC) é o resultado do recolhimento da Reunião dos Sbamans patrocinada pelo ACT, que aconteceu em 1999 em Yurayaco, Caqueta. No encontro, 40 dos indígenas – curandeiros mais proeminentes das sete tribos se encontraram pela primeira vez para discutir o futuro de sua floresta, sua medicina e seu povo. Lá eles juntamente assinaram uma declaração que se tornou a base de sua aliança.

“O nome ‘Ingi-Ande,’ que significa ‘nosso território’ na língua dos povos Kofán, está sendo usada paradesignar a robusta participação dos povos indígenas locais no projeto e declaração do santuário, parte do qual fica sobre Kofán terras ancestrais e é há muito tempo celebrado em suas ricas tradições orais,” disse ACT em uma afirmação. “O processo de criação, design, e declaração do santuário de Orito Ingi-Ande tem sido resultado de um esforço coordenado entre o Ministério do Meio Ambiente, e Desenvolvimento Territorial; a Unidade Administrativa Especial do Parque Nacional da Colombia; a Equipe de Conservação da Amazonia (ACT); Universidade Rosario; e especialmente a União dos Tradicionais Yagé Curandeiros da Amazônia Colombiana (UMIYAC), cujos curandeiros tradicionais e aprendizes fornecem suporte e conhecimento necessário para empreender o processo.”



Orito Ingi-Ande será a unica área protegida na Colombia que será dedicada primariamente à conservação da flora medicinal. ACT diz que enfase espcial foi colocada na presença da planta yoco (Paullinia yoco), uma liana que é uma das mais consideradas plantas medicinais no noroeste da Amazonia.



“Yoco pode ser considerada espécies ‘chave’ em termos de conservação, necessitando de proteção do ecossistema circundante,” disse Jose Pablo Jaramillo, Diretor do Programa ACT-Colombia.



A planta Yoco.



O Famoso etnobotânico Richard Evans Schultes fez o trabalho de campo original sobre Yoco e co-escreveu a descrição botanica da planta.


Kofan Shamans – o rapaz da esquerda é Taita Fernando Mendua que morreu ano passado com 107 anos. Ele era um líder espiritual dos Kofans. Fotos courtesy de Mark Plotkin.

Grupos indigenas usaram unidades de GPS para mapear a ocorrência de plantas yoco e outra plantas medicinais importantes identificadas pelos shamans, ou curandeiros indigenas. Combinando tecnologia com conhecimento tradicional da planta, o esforço ajudou a fortalecer laços culturais entre jovens indigenas e idosos em um tempo quando tais culturas estão desaparecendo ainda mais rápido do que as florestas úmidas.



“O GPS pode ajudar a marcar coordenadas geográfica de um local mas toda a tecnologia do mundo não vai explicar para você o significado espiritual de um ponto ou identificar para que propósito as plantas podem ser usadas,” disse Maria Elvira Molano, uma antropológa que tem trabalhado no processo de criação de Orito na parte do National Parks Service e é a ligação com o ACT. “Aqui é onde os idosos aparecem — eles são os que tem o conhecimento. Agora estamos vendo porque os shamans são apreciados como tremendas fontes de conhecimento pela geração mais nova bem como as agências do govero que procuram proteger as areas da floresta.”



ACT chama essa aproximação, que protege a biodiversidade, melhora sistemas tradicionais de saude, e ajuda a preservar a cultura de um modo holistico e sinergético, de “conservação biocultural.”



“Conservação biocultural tem sido a aproximação mais negligenciada da conservação da floresta, e o estabelecimento da Reserva Inge-Ande mostra que essa metodologia finalmente ganhou tração,” disse Mark Plotkin, presidente da ACT. “É nossa forte crença de que o povo que melhor sabe, usa, e protege a biodiversidade sao os indigenas que vivem nessas florestas.”






Exit mobile version