Notícias ambientais

$45 trilhões são necessários para atender a demanda de energia, e combater o aqucimento global até 2050

$45 trilhões são necessários para atender a demanda de energia, e combater aquecimento global até 2050

$45 trilhões são necessários para atender a demanda de energia, e combater o aqucimento global até 2050
pt.mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
2 de Julho, 2008





Investidores irão precisar gastar $45 trilhões até 2050 para manter passo com a crescente demanda enquanto endereça preocupaçoes sobre o aquecimento global, advertido pela Agencia Internacional de Energia em uma relatório liberado na Sexta-feira.

“O mundo enfrenta a desalentadora combinação do aumento da demanda por energia, aumento de emissoes de gases de efeito estufa e escassos recursos. Uma revolução global de tecnologia de energia é tão necessária e alcançável; mas será um grande desafio,” Nobuo Tanaka, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia, disse no lançamento da última edição de Energy Technology Perspectives (ETP).



O relatório, lançado bienalmente, diz que uma aproximação normal como negócios para atender as necessidades energéticas resultará em um aumento de 130 por cento em emissões de dióxido de carbono e um aumento de 70 por cento em demanda por petróleo.


“Tal crescimento na demanda por petróleo aumenta as preocupações em relação ao acesso de suprimento de energia e necessidades de investimentos,” disse Mr. Tanaka.








“Estamos muito longe de um desenvolvimento sustentável, apesar do largo reconhecimento no problema a longo prazo. Na verdade, o crescimento das emissões de CO2 acelerou consideravelmente nos ultimos anos,” Mr. Tanaka disse. “A alta dos preços do petróleo e do gás resulta em rápida mudança para o carvão. Mais rápido ainda é o crescimento na China e India, ambas economias baseadas no carvão, tem também contribuido para essa deteriorada perspectiva.”




Para evitar esse resultado, a ETP recomenda significantes melhorias em eficiência energética junto com o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e captura de carbono e sistemas de estoque (CCS). Para atender as necessidades energéticas e metas para descarbonizar as fontes de energia até 2050, a agencia estima que cada ano entre 2010 e 2050 uma média de 35 carvões e 20 plantas com poder de emissãod e gás teriam que ser arranjadas com a tecnologia CCS — a um custo de USD 1.5 bilhões de dólares cada — e 32 plantas nucleares e 17.500 turbinas de vento precisariam ser construidas. Depois, seria necessário uma redução óctupla de intensidade de carbono do setor de transportes.



“Não deve haver dúvidas – atender a taxa de corte de 50% nas emissões representa um desafio formidável. Nós iriamos requerir ação política imediata e transição tecnológica em uma escala imprecedente. Irá essencialmente requir uma nova revolução global de energia que iria transformar completamente a maneira que nós produzimos e usamos a energia,” Mr. Tanaka disse. “Os benficios de segurança energética de tamanho desenvolvimento, no entanto, seriam tremendos. A demanda por petróelo até 2050 estaria 27% abaixo do nível de 2005. Contudo os investimentos massivos em reservas remanescentes necessitarão compensar o pequeno déficit já que províncias de baixa reserva estão exauridas.”



“Precisamos agir agora. Precisamos de estratégias que acelerem o desenvolvimento internacional da tecnologia e implementação, mas isso deixa espaço para respostas flexíveis em nivel de país,” Mr. Tanaka disse. Isso impliica em fundo adicionais na ordem de of USD 100-200 bilhões por ano na próxima década, aumentando para USD 1-2 trilhões nas próximas décadas.”





Exit mobile version