Notícias ambientais

Populações de tubarão diminuem 97% no Mediterrâneo

Populações de tubarão diminuem 97% no Mediterrâneo

Populações de tubarão diminuem 97% no Mediterrâneo
mongabay.com
Traduzido por Junia Faria
23 de Junho, 2008





As populações de algumas espécies de tubarão no mediterrâneo diminuíram mais de 97 por cento nos últimos duzentos anos, reportam pesquisadores no jornal de Conservação Biológica. Varias espécies correm serio risco de extinção.



O estudo e baseado em anotações sobre cinco espécies de tubarão. Apesar de existirem 47 espécies de tubarão encontradas no Mediterrâneo, os pesquisadores só conseguiram dados sobre as cinco espécies analisadas. Eles suspeitam que outras quinze espécies de grandes tubarões predadores tenham sofrido declínio semelhante nos números de suas populações, causado por captura – acidental ou não – e pela pressão humana nas áreas costais.



Os tubarões são particularmente vulneráveis a pesca excessiva porque eles possuem baixas taxas reprodutivas. O novo estudo confirma esse dado, ao mostrar que o tamanho e peso dos tubaroes diminuíram ao longo do tempo analisado. Os pesquisadores dizem que essa tendência sugere que tubarões adultos são cada vez mais raros no Mediterrâneo.



Francesco Ferretti e seus colegas se mostram preocupados com as implicações que o declínio da população de tubarões pode trazer ao ecossistema marinho no Mediterrâneo.


Image courtesy of NOAA.




“A perda de predadores do alto da cadeia alimentar, como é o caso dos tubarões, resultou em grandes mudanças para o ecossistema em outras partes do Atlântico,” diz Ferretti, doutorando em biologia marinha na Universidade de Nova Escócia, no Canadá. “Essas mudanças são imprevisíveis e pouco entendidas, mas devido ao considerável declínio do número de tubarões no Mediterrâneo, há sérias razões para nos preocuparmos com os efeitos que esse declínio pode causar.”



“Nós sabemos muito pouco sobre as conseqüências de perder grandes predadores para não nos preocuparmos com o declínio dos tubarões”, diz Margaret Bowman, diretora do Lenfest Ocean Program, a organização privada que financiou o estudo.



Uma pesquisa publicada no ano passado relacionou o pesca excessiva de grandes espécies de tubarões na costa Atlântica ao declínio de várias espécies de peixes comercialmente importantes. Os autores descobriram que a queda nas populações dos grandes tubarões levou a um aumento do numero de pequenas espécies de tubarões. E essas pequenas espécies se alimentam dos peixes cujas populações sofreram perdas.



Ferretti e demais pesquisadores dizem que atualmente não existe uma cota para pesca de espécies comerciais de tubarão no Mar Mediterrâneo. Além disso, um sistema de monitoramento da região e extremamente difícil de ser implementado, por causa da natureza da indústria da pesca praticada – artesanal e localizada – e do número de países envolvidos.



Mundialmente, entre 26 e 73 milhões de tubarões são mortos todos os anos, segundo estudo publicado em 2006 no jornal Ecology Letters. A barbatana de tubarões é uma especiaria na Ásia – principalmente na China, onde é servida como sopa em ocasiões especiais e pode custar até 120 dólares por prato. Normalmente, as barbatanas são retiradas quando o tubarão ainda está vivo.






Exit mobile version