Notícias ambientais

Os lêmures são fundamentais para a saúde das florestas em Madagascar

Os lêmures são fundamentais para a saúde das florestas em Madagascar

Os lêmures são fundamentais para a saúde das florestas em Madagascar
mongabay.com
Traduzido por Junia Faria
23 de Junho, 2008





Os lêmures têm um papel fundamental na manutenção da saúde das florestas tropicais em Madagascar, diz renomado bióloga especializada em primatas em um encontro de conservacionistas em Paramaribo, Suriname.



Analisando dados colhidos ao longo de 20 anos sobre os hábitos alimentares dos lêmures nas florestas do Parque Nacional de Ranomafana, a Dra. Patricia Wright descobriu que varias espécies de plantas dependem de uma única espécie de lêmures para a dispersão de suas sementes. O resultado sugere que a perda de uma única espécie de lêmures pode ocasionar a extinção de uma ou varias espécies de plantas.



“A perda de uma espécie de lêmures pode ameaçar a persistência de uma família de árvores frutíferas” disse a Dra. Wright no encontro anual da Associação de Biologia Tropical e Conservação (ATBC, em inglês). “A composição da floresta depende da comunidade de lêmures como um todo. Por isso, a conservação deve ser no nível da comunidade.”



Black-and-white ruffed lemur.

Preocupada, Wright observou que o lêmure mais “apetitoso”, segundo estudo realizado com mais de dois mil indivíduos em comunidades locais, é também um dos melhores para a dispersão de sementes (ver foto).



Ao contrário de outras partes do mundo, onde a maioria das sementes é dispersada por pássaros, roedores ou morcegos, em Madagascar os lêmures são os principais responsáveis pelo processo. Mais de dois terços dos pássaros na ilha se alimentam de insetos, assim como a maioria dos morcegos. Para se alimentar das sementes, sobram os lêmures.



Wright diz que pesquisas nessa área devem se concentrar no processo de dispersão das sementes, na análise dos hábitos alimentares dos lêmures e em um mapeamento da distribuição das árvores frutíferas na floresta.



“Os lêmures são muito importantes em Madagascar, agora nós queremos descobrir quão importantes,” concluiu.






Exit mobile version