Notícias ambientais

Os esforços de conservação da Amazônia valem $100 bilhões

Os esforços de conservação da Amazônia valem $100 bilhões

Os esforços de conservação da Amazônia valem $100 bilhões
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Junho, 2008





Um plano para proteger grandes porções da Floresta Amazônica poderia reduzir as emissões de carbono em 1.1 bilhões de toneladas até 2050, de acordo com um estudo apresentado em Bonn, Alemanha na Convenção das Nações Uniddas sobre Diversidade Biológica.



Acessando o carbono estocado nas florestas protegidas sob o Programa de Áreas da Região Amazônica do Brasil (ARPA) — um programa criado em 2003 que procura preservar uns 40 milhões de hectares da Floresta Amazonica até 2012 — pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil e o Centro de Pesquisas Woods Hole em Massachusetts estimam que áreas protegidas pela iniciativa detém cerca de 4.6 bilhões de toneladas de carbono. Prevendo a perda florestal esperada se as áreas designadas não fossem protegidas, os pesquisadores calculam que o programa irá evitar cerca de 1.1 bilhão de toneladas de emissões de carbono. De acordo com algumas estimativas, incluindo a Severa Revisão do governo britânico que fixado o custo a longo prazo de uma tonelada de dióxido de carbono emitido hoje em $85 ($312 por tonelada de carbono), as reduções de emissões valeriam mais que 100 bilhões de dólares.



Países tropicais tem argumentado que eles deveriam ser compensados na forma de créditos de carbono para reduções de emissões do desflorestamento. Um mecanismo, conhecido como REDD para “reduzir as emissões do desflorestamento e degradação”, ganhou aprovação tácita nas conversaçãoes sobre o clima ano passado em Bali mas o Brasil se opôs à maioria dos mecanismos baseados no mercado para créditos de carbono. O Brasil ao invés, pediu doações internacional para estabelecer um fundo para proteção de partes da Amazônia.

As árvores da Floresta Amazônica estoca 90-140 bilhões de toneladas métricas de carbono, de acordo com cálculos por cientistas, mas o desflorestamento é responsável por cerca de 70 por cento das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Essas emissões primariamente resultam da conversão da floresta para expansão agrícola — notavelmente para produção de carne e soja — na Amazônia.






Exit mobile version