Notícias ambientais

Fotos de uma tribo intacta com arcos e lanças na Floresta Amazônica

Fotos de uma tribo intacta com arcos e lanças na Floresta Amazônica

Fotos de uma tribo intacta com arcos e lanças na Floresta Amazônica
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Junho, 2008





Uma revista aérea de uma parte remota da Floresta Amazônica fotografou membros do que se acredita ser uma das últimas tribos intactas.



Os amazonenses reagiram agressivamente à revista aérea, com lanças e arcos apontados para o avião, de acordo com o Survival International, um grupo que trabalha para proteger os povos indígenas.



“Essas fotografias são como evidências de que tribos intactas realmente existem,” disse Stephen Corry, diretor da Survival International. “O mundo precisa acordar para isso, e assegurar que seus territórios sejam protegidos de acordo com a lei internacional. Do contrário, eles irão em breve se tornar extintos.”



A pesquisa aérea foi em resposta às pressões de desenvolvimento na região. Madeireiros do Peru estão deslocando grupos indígenas que vivem na região de fronteira Peru-Brasil.






&copia; Gleison Miranda/FUNAI

“Nós fizemos esse vôo para mostrar suas casas, mostrar que eles estão lá, mostrar que eles existem,” disse José Carlos dos Reis Meirelles Junior, um especialista em tribos intactas da FUNAI, departamento de casos indígenas do governo brasileiro. “Isso é muito importante porque há alguns que duvidam de sua existência.”



Pintados de vermelhos e prontos para lutar



A Survival International diz que o comportamento de tribos desconhecidas torna claro que eles querem permanecer intactos.



Falando com o Mail Online, Miriam Ross da Survival disse que os membros da tribo não foram pintados durante o primeiro vôo de sua vila. Durante outros vôo a tribo apareceu pronta para combate, carregando armas e pintada de vermelho.



“As tribos na Amazônia se pintam por diferentes razões – uma das quais incluem quando eles sentem ameaçados ou ficam agressivos,” Ross disse. “E eles estão certos de se sentrem ameaçados ou se tornarem agressivos contra um avião, de onde as fotos foram tiradas. Eles não entendem o que é o avião – talvez um espírito ou um grande pássaro.



“A selva é fundamental para suas vidas e sobrevivência. É a sua casa, sua fonte de alimentos, a fonte de sua cultura etc. Sem ela, eles poderiam não existir como um povo.”



Grupos intactos são cada vez mais raros



A Survival International estima que eles são mais de cem tribos intactas no mundo todo — com mais da metade vivendo ou no Brasil ou no Peru — mas dizem que esses grupos estão em perigo de deslocamento pelos especuladores e colonos.



Tribos intactas são particularmente vulneráveis à doenças para as quais eles não tem nenhuma resistência. No passado, o primeiro contato com o mundo exterior levou à mortes em grande escala dos povos indígenas. Por exemplo, alguns antropólogos acreditam que as doenças introduzidas pelos exploradores europeus nos séculos XV e XVI podem ter matado mais de 90 por cento da população indígena que vivia nas Américas. Alguns dos unicos grupos que sobreviveram foram aqueles que viviam ou se mudaram para o interior profundo da Floresta Amazônica.






Exit mobile version