Notícias ambientais

Um bilhão de árvores para serem plantadas na Floresta Atlântica Brasileira nos próximos 7 anos

Um bilhão de árvores para serem plantadas na Floreta Atlantica Brasileira nos próximos 7 anos

Um bilhão de árvores para serem plantadas na Floresta Atlântica Brasileira nos próximos 7 anos
Jeremy Hance, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
14 de Maio, 2008





Um bilhão de árvores para serem plantadas na Floresta Atlântica nos próximos sete anos

A Tutela da Natureza começou um programa para plantar um bilhão de árvores na encolhida Floresta Atlântica do Brasil. A Floresta Atlantica costumava cobrir a longa costa brasileira, mas hoje apenas sete por cento da floresta é remanescente. Ambas as megalópoles São Paulo (a décima quinta maior cidade do mundo) e Rio de Janeiro emergeram e cresceram sobre o que costumava ser a floresta tropical. Ainda, a floresta remanescentes retém uma incrível biodiversidade muita dela endêmica.

“Nenhuma floresta tropical na Terra chegou mais perto da destruição total do que a Floresta Atlântica do Brasil, e agora nós temos uma chance real de trazer essa região de volta à vida,” disse Stephanie Meeks, presidente e diretora geral ativa do Tutela da Natureza. “Este é um esforço inaudito – nunca foi tentado nada nessa escala em nenhum país da América do Sul.”

O plano propõe popular 2.5 milhões de acres com um bilhões de árvores, as quais—como indicado no website do programa—se tornarão dissipadoras de carbono para dez milhões de toneladas de carbono. O programa está centrando-se em áreas específicas da floresta degradada, especialmente dez vertentes. A Zoologista e antropóloga, Dr. Karen Strier, que executou trabalho de campo na Floresta Atlantica por vinte anos, disse que “proteger as vertentes da Florsta Atlantica é vital para proteger esse ecossistema ameaçado e seus habitantes endêmicos.” A floresta ajuda a população humana Brasileira também; já fornecem água e hidro energia para 120 milhões de brasileiros. Plantar um Bilhão de Árvores estará trabalhando com muitos grupos brasileiros locais e outros grupos internacionais. O programa estima que irá empregar, ambos diretamente e indiretamente, 90.000 trabalhadores para o programa.

Muitos parceiros estão inclusos nesse massivo empreendimento. O Planeta Verde, a primeira estação 24 horas dedicada ao meio ambiente, do Discovery Channel, irá patrocinar um anúncio PSA lembrando o programa. Penguin Books, Panasonic, e Organic Bouquet são outros patrocinadores incorporados. A Tutela Natureza está também trabalhando com o Programa Ambiental das Nações Unidas, que tem sua própria iniciativa para plantar um bilhão de árvores por ano.

Nesse website www.plantabillion.org, as pessoas podem doar fundos para o programa. A Tutela da Natureza está cobrando um real por árvore. Quatro espécies de árvores estão atualmente sendo plantadas; essas são as árvores Trombeta Dourada, a árvore Guapuruvu, a árvore Ice cream bean tree, e a árvore Capororoca. “Para cada dólar doado, nossa meta é influenciar ter pelo menos três dólares mobilizando governos, fazendeiros, comunidades, empresas, e Ongs para apoiar o reflorestamento da Floresta Atlêntica,” disse Miguel Calmon, diretor do Tutela do Programa da Floresta Atlantica do Brasil. “Plantando árvores sob as corretas condições ambientais, nós acenderemos o crescimento de outras árvores e restaurar o ecossitema saudável da floresta.”

Apesar do fato que menos de um décimo da floresta original sobrevive, ela ainda contem uma riqueza imensa de flora e fauna, muito dela endêmica e rara. 20.000 espécies de plantsa tem sido identificadas na Floresta Atlantica, quase metade da qual são endêmicas; a floresta também contem 72 mamíferos, 94 répteis, 282 anfíbios, e 144 pássaros encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Muitas espécies, incluindo 2 pássaros e um leão tamarin foram descobertos recentemente nos anos 90. Entre essas maravilhas biológicas alguns notáveis incluem a preguiça mais ameaçada do mundo, a Preguiça Maned, chamada assim por seu longo pêlo felpudo; o rato arbóreo brasileiro conhecido por apenas duas espécies; e a tartaruga com pescoço de cobra Maximilian, uma das menores tartarugas do Brasil, que não cresce mais de 8 polegadas.

Há 23 espécies de primatas na Floresta Atlantica. Dois generos existem apenas na floresta fragmentada. O primeiro é o leão tamarin, que inclui quatro espécies separadas; esses primatas de cor alaranjada são impressionantemente diferentes de seus parentes do Amazonas. A floresta vangloria-se dos maiores primatas da América, o Sul e o Norte do Muriqui. O IUCN classificou o Sul do Muriqui como ameaçado, enquanto o Norte do Muriqui é criticamente ameaçado.

Enquanto fornece grandes fontes de água e energia, atuando como um dissipador de carbono, e criando trabalhos ‘verdes’, A Inciativa Plantar um Bilhão de Árvores também espera ajudar a salvar a vida selvagem ameaçada original da Floresta Atlantica. De acordo com o website, 251.025 árvores tem sido plantadas.


Exit mobile version