Notícias ambientais

Os terremotos irão diminuir as séries de construções de represas na China?

Os terremotos irão diminuir as séries de construções de represas na China?

Os terremotos irão diminuir as séries de construções de represas na China?
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008





O terremoto de Segunda-feira de 7.9 pontos de magnitude na província de Sichuan deixou mais de 15.000 mortos, 26.000 desaparecidos, e 64.000 feridos, de acordo com a mídia do estado. O terremoto também ‘danificou seriamente” duas estações hidrelétricas no condado de Maoxian, levando as autoridades a advertir que as represas poderiam se romper. Mais de 2.000 tropas foram enviadas para a Represa de Zipingku, que poderia estar em “grande perigo” de colapso de Dujiangyan, uma cidade perto do epicentro do terremoto.



Com os projetos hidrelétricos da China já enfrentando críticas por seus impactos sociais e ambientais, os danos às represas da China renova a questão de se as séries de construções das represas da China são o melhor caminho para atender a demanda crescente por energia no país. A China tem planos ambiciosos para expandir a capacidade de energia, incluindo mais de uma dúzia de projetos hidrelétricos nos alcances superiores dos rios de Yangtze e Mekong, mas há sinais de que o governo pode estar tendo dúvidas em alguns locais.



A lama acima do rio Yangtze no noroeste de Yunnan. As represas tem deslocado milhões de chinesas nos últimos anos.




Construção da represa em Xinjiang, oeste da China

Em Dezembro a China abandonou os planos de contruir represas no Tiger Leaping Gorge, uma área turística popular na província de Yunnan, e Lago Mugecuo Lake, um local na Província de Sichuan. O governo tem também reavaliado outros projetos, incluindo represas no Rio Nu e no Lago Yuanmingyuan. Mais recentemente, os oficiais tem expressado preocupações sobre o impacto da Represa Three Gorges —o maior projeto hidrelétrico do mundo — que tem sido culpada por causar problemas desde falta de água, agravamento da poluição, até deslizamentos de terras catastróficos. Alguns especialistas tem advertido que a represa de $22 bilhões poderia piorar muito as enchentes que ela deveria controlar.



Represas Antigas



No estudo do governo liberado em Janeiro, a China disse quet 37.000 das 87.000 represas do páis estavam “perigosamente instáveis” e na necessidade urgnte de reparo. O país disse que poderia gastar mais de $1.3 bilhões por ano consertando represas vulneráveis, muitas das quais foram pobremente construídas nos anos 50, 60 e 70.

O poder hidrrelétrico atualmente é responsável por 6 por cento da geração de energia da China. Sob um plano para impulsionar parte da energia renovável produzida no país pra 15 por cento da saída da total de energia, o governo quer triplicar a capacidade hidrelétrica para 300 gigawatts até 2020.


Exit mobile version