Notícias ambientais

O que você faz para ajudar a salvar as florestas úmidas

O que você faz para ajudar a salvar as florestas úmidas

O que você faz para ajudar a salvar as florestas úmidas
Rhett A. Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
14 de Maio, 2008





A maioria das pessoas entendem que as florestas úmidas tropicais são criticamente importantes na regulação das chuvas e do clima global, enquanto fornecem habitat para milhões de espécies e culturas únicas indigenas. Ainda apesar dessa significancia, as floresta úmidas continuam a ser destruidas em um passo acelerado — em 2008 o Brasil e a Indonésia são esperados, cada um, para perder no mínimo 8 milhões de acres de cobertura florestal.

Há alguma coisa que um indivíduo possa fazer para ajudar a salvar as majestosas florestas do Amazonas, do Congo, e do Sudeste da Ásia? Graças a Deus, há. Aqui está um visão geral de algumas pequenas ações que podem ajudar as florestas tropicais.

Reduzir, reutilizar, e reciclar

Primeiro, é importante perceber que os passos comuns para reduzir suas marcas ecológicas em casa indiretamente beneficiam as florestas úmidas do mundo a fora reduzindo o consumo de recursos, que é o condutor final da destruição da maioria das florestas nos dias de hoje. Portanto conservar a energia e a água; reciclar; caminhar, andar de bicicleta, ou usar transporte público ao invés de dirigir; e cortar compras desnecessárias de produtos são coisas que ajudam a evitar contribuir para o desflorestamento global.

Floresta úmida de Bornéo. Sob os auspícios de um novo acordo internacional do clima, a conservação da floresta úmida pode emergir como um caminho bem mais interessante para “compensar” suas emissões do que os convencionais créditos de carbono. Foto por Rhett A. Butler / mongabay.com

Em alguns casos seu impacto nas florestas úmidas pode ser mais direto — muitos produtos de madeira e papel são derivados de árvores de floresta úmida. Quando for notória a dificuldade de determinar a origem de tais produtos, faça uma política para aprender tanto quanto você puder sobre os produtos que você compra fazendo a pesquisa online. No momento, é mais seguro evitar madeira tropical (como a mahogany) a menos que eles tenham sido certificados como sendo produzidos de forma ambientalmente responsável (apesar de mesmo a certificação não ser prova total). Ainda melhor, trabalhe para minimizar seu uso de papel e madeira em primeiro lugar através da reciclagem e reutilização (i.e. imprimir de ambos os lados). Procure produtos feito de materiais reciclados (alguns “compostos” de madeira incorporam plásticos reciclados) ou compre usado.

Quando isso se tornar básico à consciencia do meio ambiente, não compre produtos feitos de pele ou partes de animais. Não adquira animais exóticos que foram capturados da vida selvagem. Você pode perguntar às pet shops se os animais são “capturados da vida selvagem” ou “de cativeiros.” Com “cativeiro”, você pode ter paz na consciência que seu animal não foi arrancado de seu habitat natural.

Apoiando os esforços pela conservação da floresta úmida

Como um consumidor você pode tomar uma aproximação pró-ativa para apoiar as florestas adquirindo produtos ligados aos esforços de conservação. Por exemplo, estudos tem mostrado que café crescidos na sombra e cacau suportam mais altos niveis de biodiversidade que as monoculturas que crescem convencionalmente. Da mesma forma, um número de companhias e organizações oferecem café a favor do meio ambiente e chocolate, mas as ofertas serão provavelmente expandidas nos próximos anos. Por agora, o website Aliança da Floresta é um excelente ponto de começo para aprender mais sobre produtos certificados.

Viagem

Viajar é outro caminho para se assegurar de que as florestas úmidas estão de fato protegidas como ecossistemas intactos. Procure por operadoras ambientais e socialmente responsáveis que seguem as diretrizes para o ecoturismo e são conduzidos por, ou ao mesno empregam, pessoas locais. Expedições à floresta no Peru é um ótimo exemplo, dê uma olhada em Whole Travel para outras idéias.

Se uma viagem internacional for muito cara ou a idéia de aumentar sua marca de carbono é muito para levar adiante no momento, tente uma visita a um zoológico local, especialmente se ele estpa envolvido em esforços de conservaçãoes. Como uma alternativa, procure na sua vizinhança residentes de florestas locais. Muitos pássaros passam pelo mesno parte do ano nos trópicos — descobrindo quais são migrantes pode ser uma grande experiência de aprendizado para crianças e pode demonstrar como a saude das florestas úmidas causa impacto diretamente na sua comunidade local. Conforme as florestas desaparecem, os pássaros migratórios perdem suas terras de aninhamento e poucos retornam para as áreas temperadas.

Doar e se educar

Doar tempo e dinheiro para organizações que trabalham para assegurar que as florestas úmidas estão presentes para as futuras gerações. Procure grupos que tem impacto local e não tem muitas despesas. O Time de Conservação da Amazônia, que trabalha com tribos na Amazônia para proteger a cultura e floresta, é um bom exemplo.

Aprenda mais sobre as florestas úmidas — por que elas são importantes e o que está acontecendo com elasm. Espalhe isso para seus amigos e colegas


Exit mobile version