Notícias ambientais

Nova espécie de golfinho de água doce descoberta na Amazônia

Nova espécie de golfinho de água doce descoberta na Amazônia

Nova espécie de golfinho de água doce descoberta na Amazônia
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
15 de Maio, 2008





Os pesquisadores identificaram uma nova espécie de golfinho de água doce na Amazônia boliviana de acordo com a Sociedade de Conservação de Baleias e Golfinhos (WDCS). O anuncio foi feito num workshop de conservação em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.



O golfinho bolivianon (Inia boliviensis) é menor e mais claro do que os botos ou boto rosa da Amazonia (Inia geoffrensis) encontrados extensamento nos rios Amazonas e Orinoco. Ele também tem mais dentes.



A espécie, que foi imediatamente adotada como uma espécie da capitania para os esforços de conservação bolivianos, é encontrada apenas na Amazônia Boliviana, isolada de outras espécies por uma série de correntezas entre a Bolivia e o Brasil.



Apesar de os golfinhos Bolivianos moram em partes remotas do Amazonas, eles são ameaçados pela poluição e pelas práticas de pesca. Outros golfinhos do rio Amazonas são ameaçados pelos projetos hidrelétricos, mineiração, tráfego de barcos, e desflorestamento. Os pesquisadores estimam que até 1500 golfinhos da Amazonia são mortos por pescadores como iscas por ano.



Golfinhos Bolivianos (Inia boliviensis). Imagem cortesis do WDCS.

“Os golfinhos de água doce estão entre as mais ameaçadas das espécies de baleias e golfinhos. As pressões sobre eles são imensas, como foi destacado pela recente pesquisa sobre extinção do baiji na Ásia,” disse o pesquisador fundador da WDCS Fernando Truijillo. “Uma ação urgente é necessária se queremo proteger os golfinhos do Rio Amazonas de ter o mesmo destino.”



Truijillo recentemente completou uma pesquisa para estimar o numero de golfinhos de água doce que vivem nas bacias do Rio Orinoco e Amazonas. As séries de sete expedições visualizou 3.188 golfinhos em cinco países.



Truijillo diz que uma proibição a nível nacional da matança de golfinhos para iscas e a promoção de práticas de pesca mais sustentáveis reduziria a pressão nas populações de golfinhos do Amazonas.


Exit mobile version