Notícias ambientais

Estudo da NASA liga mudanças nos sistemas da Terra ao aquecimento global

Estudo da NASA liga as mudanças nos sistemas da Terra ao aquecimento global

Estudo da NASA liga mudanças nos sistemas da Terra ao aquecimento global
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008





A mudança climática induzida pela humanidade impactou uma larga escala de sistemas naturais da Terra, incluindo permafrost, lagos, e oceanos, relata um novo etudo liderado pelos cientistas do Instituto Goddard da NASA para Espaço e Ciência (GISS).



A pesquisa, baseada em mais de 29.000 séries de dados sobre impacto observados em sistemas naturais da Terra, liga “impactos físicos e biológicos desde 1970 com aumentos de temperaturas durante aquele periodo.”

“Este é o primeiro estudo para ligar séries de dados globais de temperatura, resultados de modelo climático, e mudanças observadas em uma larga escala de sistemas físicos e biológicos para mostrar a ligação entre humanos, clima e impactos,” disse Cynthia Rosenzweig, autor líder do estudo e um pesquisador do GISS da NASA.



Áreas de significantes mudanças para os sistemas da Terra observados na America do Norte nos últimos 20 anos, representadas por vários símbolos, são ligadas com áreas de crescentes temperaturas, observadas em vermelho. Credito: NASA

Impactos observados vão desde mudanças nos sistemas físicos — incluindo geleiras em derretimento, camadas profundas de gelo em derretimento, e aquecimento de lagos e rios — até mudanças nos sistemas biológicos, incluindo alteração de padrões de migração e comportamento entre animais e ciclos de reprodução das plantas.



Os autores concluiram que 90 por cento das mudanças observadas nos sistemas físicos e biologicos são consistentes com o aquecimento. Mudanças no uso da terra tais como o desflorestamento e a fragmentação foram descobertas não ter significante influência nos impactos observados.



“Os humanos estão are influenciando o clima através do aumento das emissões de gases de efeito estufa,” disse Rosenzweig. “O aquecimento está causando impactos nos sistemas fisicos e biologicos que são agora atributáveis a escala global e na America do Norte, Europa, e Asia.”



Os autores disseram que mais pesquisas são necessárias para melhor entender o impacto das tendências de aquecimento na África, América do Sul, e Austrália.



Rosenzweig, C., D. Karoly, M. Vicarelli, P. Neofotis, Q. Wu, G. Casassa, A. Menzel, T.L. Root, N. Estrella, B. Seguin, P. Tryjanowski, C. Liu, S. Rawlins, e A. Imeson, 2008: Attribuindo impactos físicos e biológicos à mudança antropogência do clima. Nature, 453, 353-357, doi:10.1038/nature06937.






Esse artigo é baseado nas notícias liberadas pela NASA

Exit mobile version