Notícias ambientais

Derrubar e enterrar as árvores poderia ajudar na luta contra o aquecimento global?

Derrubar e enterrar as árvores poderia ajudar na luta contra o aquecimento global?

Derrubar e enterrar as árvores poderia ajudar na luta contra o aquecimento global?
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
15 de Maio, 2008





Derrubar as árvores e enterrá-las poderia ajudar na luta contra o aquecimento global? Um artigo na introdução dessa semana da New Scientist sugere que sim.



Ning Zeng, um cientista atmosferico da Universidade de Maryland em College Park, conta a New Scientist que diluindo as florestas e enterrando o “excesso de madeira” de uma maneira na qual nao se deteriore poderia sequestrar carbono suficiente para compensar todas as nossas emissões de combustível fóssil.



“Zeng dá um exemplo de um lote de 1 quilômetro quadrado (100 hectares), com o excesso de madeira de 1 hectare de floresta enterrado mais fundo que 5 metros e acima de 20 metros,” escreve Richard Lovett do New Scientist, se referindo a pesquisa de Zeng publicada em Equilíbrio de Carbono e Gerenciamento. “Ele calcula que isso poderia sequestrar 1 tonelada de carbono por hectare — usando aquela terra para crescer árvores sequestrar de 1 a 5 toneladas, dependendo da idade da floresta e do tipo de árvore.”


“Ele estima que compensar todas as atuais emissões do mundo seria possível com a força de trabalho de um milhão de pessoas — substancialmente menos do que o número de pessoas empregadas no sistema industrial da silvicultura nos EUA sozinho,” Lovett continua. “Mesmo assim, para compensar todas as nossas emissões, a maioria das florestas do mundo teria que ter um esquema de cemitério de madeira.”



New Scientist observa que a idéia de Zeng não é a primeira — antigos grupos indígenas usavam uma aproximação similar conhecida como biochar para enriquecer os solos pobres em nutrientes da Floresta Amazonica.



“Mais de 500 anos atrás os povos da Amazônia estava criando carbono quase puro queimando sem chama seus desperdícios domésticos e deixando-o trabalhar a sua maneira no solo. Essa terra, conhecida como terra preta lembra esses dias,” Lovett escreve. “Antigos rancheiros nao tinham ideia de que eles estavam sequestrando carbono, é claro, mas eles sabiam que adicionando biochar ao solo aumentava e muito sua qualidade.”



Lovett cia um exemplo moderno de carbonização hidrotermal, um processo que carboniza o material orgânico sob pressão. Ele diz que a técnica poderia ser eventualmente usada em uma escala industrial e pode se qualificar para créditos de carbono, supondo que poderia evitar a geração de gá metano, outro potente gás de efeito estufa.





Exit mobile version