Notícias ambientais

As companhias de palmeiras de óleo prometem parar o dematamento das florestas úmidas na Indonesia

As companhias de palmeiras de óleo prometem parar o desmatamento das florestas úmidas na Indonesia

As companhias de palmeiras de óleo prometem parar o dematamento das florestas úmidas na Indonesia
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008





As companhias de palmeiras de óleo operando na Indonesia prometeram parar o desmatamento das florestas para novas plantações, relata o The Jakarta Post. Essa ação é uma resposta às crescentes críticas de que a expansão da palmeira de óleo está destruindo as florestas úmidas ricas biologicamente e contribuindo para o aquecimento global.

Falando em Jakarta num seminário de mudança climática, agricultura e comércio, Didiek Hadjar Goenadi, diretor executivo da Associação de Palmeira de Óleo da Indonésia (GAPKI), disse que as companhias de palmeiras de óleo desenvolveriam apenas “terras inativas”, incluindo antigas concessões de áreas florestais.



“Nós percebemos os impactos ambientais abrindo todas as nossas florestas assim nós vamos parar de tocar as floresats e apenas nos concentrar em terras abundantes nas quais não tem sido cultivadas ainda,” Didiek disse.



Plantação de palmeira de óleo confinando a floresta úmida tropical.

Didiek estima que a Indonesia tem alguns sete milhões de hectares de terra inativas apropriadas para plantações de palmeira de óleo ou borracha.



Didiek acrescentou que enquanto algumas companhias estão adotando práticas ” mais verdes” determinadas pela mesa redonda da palmeira de óleo sustentável (RSPO), muitos pequenos fazendeiros — totalizando quase metade da produção — não estão cientes de tais técnicas de cultivo. Ele pediu ao governo da Indonésia que eduquem seus pequenos detentores nas regulções da RSPO.

A Indonesia é o maior produtor de palmeira de óleo do mundo, produzindo 17.2 milhões de toneladas em 2007. Cerca de 6.7 milhões de hectares de plantações estão atualmente no país.



Ambientalistas dizem que a expansão da palmeira de óleo na Indonesia — especialmente nas ilhas de Sumatra, Borneo (Kalimantan), e Nova Guiné (Papua) — está aumentando o desflorestamento e ameaçando espécies já em extinção como os orangotangos. O país perdeu mais de 1.8 milhões de hectares (4.7 m acres) de floresta anualmente entre 2000 e 2005. Cientistas dizem que o desmatamento da floresta e de áreas de turfas também está liberando grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.


Exit mobile version