A recuperação das florestas úmidas após o desflorestamento pode ser aumentada através de casas artificiais de morcegos
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
14 de Maio, 2008
“A caixa dos morcegos” poderia ajudar na recuperação das florestas úmidas tropicais após o desflorestamento, relata pesquisa descrita na New Scientist Magazine.
Colocando casas artificiais de morcegos em áreas desflorestadas na Costa Rica, Detlev Kelm do Instituto de Pesquisa Leibniz para Zoológico e Vida Selvagem em Berlin, Alemanha, e colegas descobriram de 5 a 20 vezes a quantidade de sementes que foram depositadas em volta das casas e em áreas que não tinhas as casas de morcegos. Os recultados sugerem que as casas dos morcegos poderiam ser uma estratégia eficiente para ajudar as florestas tropicais a se regenerar após desmatamento.
“O importante é que as sementes incluiram aquelas das plantas ‘pioneiras’ que iniciaram a renovação da floresta,” relatou a New Scientist Magazine. “Elas têm crescimento rápido de suas folhagens, fornecendo cobertura para outros dispersadores de sementes, tais como pássaros e insetos, que iriam de outra forma evitar espaços abertos.”
Uma pesquisa anterior sugeriu também que atrair os morcegos pode ajudar nos esforços do reflorestamento. Os morcegos são importantes dispersadores de sementes nas florestas tropicais.
A pesquisa original será publicada no Conservation Biology.
As casas falsas dos morcegos recuperam a floresta úmida