Notícias ambientais

A poluição por nitrogênio prejudicando ecossistemas e contribuindo para o aquecimento global

A poluição por nitrogênio prejudicando ecossistemas e contribuindo para o aquecimento global

A poluição por nitrogênio prejudicando ecossistemas e contribuindo para o aquecimento global
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008





A poluição dos oceanos do mundo pelo nitrogênio está prejudicando os ecossistemas marinhos e contribuindo para o aquecimento global, relatam duas revisões publicadas no jornal Science.



A pesquisa, que envolveu dúzias de cientistas do mundo todo, mostra que a atividade humana está alterando dramaticamente os ciclos de nitrogenio nos oceanos da Terra, solos, e atmosfera. Os trabalhos relatam que a corrida agrícola e a queima de combustível fóssil impulsionou a fonte de nitrogenio reativo para mar aberto em 50 por cento acima da escala normal.



O primeiro papel, liderado por Robert Duce da Universidade Texas A&M, descobriu que o nitrogenio produzido pela atividade humana é responsável por quase um terço de oxido nitroso e um décimo de dioxido de carbono que entraram nos oceanos a cada ano. Os pesquisadores dizem que o excesso de nitrogenio “pode dizimar niveis essenciaos de oxigênio na água e tem efeitos significantes no clima, produção alimentar, e ecossistemas por todo o mundo,” de acordo com uma indicação da Science.



Depósito estimado de N do total global de emissões de N (NOy and NHx) totalizando 105 Tg N por ano. Cortesia da Science.

Duce e coleagas calculam que os humanos sao responsáveis por até três por cento da nova produção marinha biológica anualmente. Enquanto a aumentada atividade biológica sequestra CO2 da atmosfera, o processo produz óxido nitroso (N20), um gás de efeito estufa bem mais potente que o dioxido de carbono.



“Essa fertilização do oceano pelas atividades humanas tem um impacto importante na troca de gases de efeito estudfa como o dioxido de carbono e oxido nitroso e deveriam ser considerados nos cenários futuros de mudança climática,” disse Duce, um professor da Universidade A&M do Texas.



“Qualquer um preocupado com a mudança climática ficará alarmado com escala do impacto humano nos oceanos do mundo, como revelado por nosso estudo,” acrescentou Peter Liss, um co-autor do trabalho e cientista ambiental da Universidade de East Anglia. “O ciclo natural de nitrogênio tem sido fortemente influenciado pela atividade humana durante o seculo passado — talvez até mais do que o ciclo de carbono — e sabemos que os efeitos prejudiciais continuarão a crescer. è vital que os responsáveis políticos ajam agora para impedir isso.



“A solução está em controlar o uso de fertilizantes com nitrogênio e abortar a poluição dos números rapidamente crescentes dos carros, particularmente no mundo em desenvolvimento,”ele continuou.



Deposição de Nitrogênio
Passado e Presente mg N/m2/yr
Em 1860, o depósito total de Nr na superfície terrestre era de 32 milhões de toneladas metricas de nitrogenio, a maioria de fontes de emissões naturais. No começo dos anos 90, a deposição total de Nr aumentou para 100 milhões de toneladas métricas. A diferença era inteiramente devido à atividades antropogênicas. Em algumas regiões, a deposição aumentou 100 vezes. Adaptado de Galloway et al, 2004 e appearing at initrogen.org. Subtítulo de Alteração Humana do Ciclo de Nitrogênio: Ameaças, Beneficios, e Oportunidades, um Sumário da Junção Política UNESCO-SCOPE-INI.




No segundo trabalho, James N. Galloway da Universidade de Virginia e colegas destacaram problemas ambientais e de saúde que provêem da crescente poluição por nitrogenio. Os autores observam um “desequilibrio extremo” de nitrogenio e argumentam para a necessidade de reduzir a quantidade de nitrogênio reativo no meio ambiente.

“O publico ainda não sabe muito sobre o nitrogenio, mas de muitas maneiras é uma questão tão grande quanto a do carbono, e devido às interações de nitrogênio e carbono, torna o ato de prover alimentos e energia para a população mundial sem prejudicar o meio ambiente global um tremendo desafio,” explicou Galloway. “Nós estamos acumulando nitrogenio reativo no meio ambiente em escalas alarmantes, e isso pode provar ser tão sério quanto colocar dioxido de carbono na atmosfera.”



“Nitrogenio é necessario para cultivar alimentos mas por causa das tomadas ineficientes de nitrogenio pelas plantas e animais, apenas cerca de 10 a 15 por cento de nitrogenio reativo consegue entrar na boca humana como alimento. O resto é perdido para o meio ambiente e injetado na atmosfera como combustão,” continuou ele. “Devemos em breve começar a controlar o uso de nitrogenio como uma maneira integrada reduzindo nossa escala de criação de nitrogenio reativo enquanto continuamos a produzir alimentos e energia suficientes para sustentar a crescente população mundial.”



CITAÇÕES:



J.N. Galloway et al (2008). “Transformação do Ciclo de Nitrogênio: Tendencias Recentes, Questões, e Soluções em Potencial.” Science 16 de Maio de 2008



R.A. Duce t al (2008). “Impactos do Nitrogênio Antropogênico na Atmosfera em Oceano Aberto.” Science 16 de Maio de 2008


Exit mobile version