Notícias ambientais

A China incrementa a aquisição de terras além mar para melhorar a seguridade de alimentos

A China incrementa a aquisição de terras além mar para melhorar a seguridade de alimentos

A China incrementa a aquisição de terras além mar para melhorar a seguridade de alimentos
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
28 de Maio, 2008





Preocupações sobre a seguridade de alimentos leva a China a procurar terras agrícolas fora do país, de acordo com uma relatório do Financial Times.



Sob uma proposta do Ministério da Agricultura, companhias chinesas serão encorajadas a adiquirir terras agrícolas estrangeiras. A iniciativa faria a aquisição de terras estrangeiras por companhias agrícolas chinesas uma política governamental central.



O Financial Times relata que o Ministério ainda está em conversação com o Brasil sobre a aquisição de terras para produção de soja. Ano passdoa a China importou 60 por cento de sua soja, algumas das quais veio do Brasil, o maior produtor de soja do mundo. O Brazil tem vastas porções de terras apropriadas para a soja.



As companhias chinesas também tem investido agressivamente em plantações de palmeira de óleo na Indonésia. A palmeira de óleo é usada em muitos produtos alimentares.



A novidade irá provavelmente incendiar o medo dos ambientalistas de que a expansão agrícola virá as custas dos ecossistemas ricos biologicamente como as florestas úmidas e áreas de turfa. Nos últimos anos a soja e a palmeira de óleo tem crescido cada vez mais em terras sensíveis ecologicamente na Amazônia Brasileira e nas ilhas da Indonésia.



A proposta não especificou se as companhias chinesas seriam submetidas ao manual de diretrizes sustentáveis da sivicultura distribuído ano passado. O manual usado para banir extração ilegal de madeira e o desmatamento de florestas naturais para plantações estabelecidos no exterior por companhias chinesas.






Exit mobile version