Notícias ambientais

Vida Selvagem em Bornéo

Vida Selvagem em Bornéo

A:link
A:hover
A:visited
A:active













mongabay home | florestas úmidas | para crianças | amazônia | congo

Vida Selvagem em Bornéo
Por Rhett A. Butler




Seções:


Grande besouro preto na roupa


Grande besouro preto em Bornéo


Borboleta branca e preta se alimentando de néctar de uma flor


Borboleta amarela em Bornéo


Cigarra verde clara


Cigarra marrom


Orangotango reabilitado perdido


Bebê orangotango indo para o colo da mamãe orangotango


Grasshawk Vermelho (Neurothemis fluctuans)


Libélula Brachydiplax na superfície da grama


Espécie de libélula Brachydiplax


Libélula Grasshawk (Neurothemis fluctuans)


Borboleta azul e preta na floresta úmida de Bornéo


Orangotango jovem se alimentando enquanto se pendura numa árvore


Orangotango escalando enquanto segura um cacho de bananas em sua boca


Inseto Vermelho parecido com um besouro com pernas amarelas e pretas


Lagarta monitora da água (Varanus salvator) em um galho acima do rio Seikonyer


Borboleta manchada de amarelo, verde e laranja com as partes baixas azuis


Borboleta manchada de amarelo, verde e laranja nos restos de uma folha


Orogotango adulto macho de Bornéo (Pongo pygmaeus) em Pondok Tanggui


Orangotango de Bornéo macho adulto ex-capturado (Pongo pygmaeus)


Orangotango macho adulto em Pondok Tanggui


Borboleta laranjada no chão da floresta em Bornéo


Lagarta da crista verde (Bronchocela cristatella)


Macaco adulto macho Proboscis


Macaco da cauda longa (Macaca fascicularis) espreitando sobre um telhado então apenas sua cabeça é visível


Macacos proboscis macho adulto e bebê em uma copa de árvore junto ao rio Seikonyer


Rã em uma árvore na floresta tropical de Bornéo


Sanguessuga no deck de “klotok” (o longo barco tradicional dessa parte de Bornéo)


Rhinoceros Hornbill


Cobra Python verde numa árvore

VIDA SELVAGEM DE BORNÉO

As florestas de Bornéo são altamente diversas. De acordo com a WWF, a ilha é estimada ter pelo menos 222 espécies de mamíferos (44 dos quais são endêmicos), 420 pássaros residentes (37 endemicos), 100 anfíbios, 394 peixes (19 endêmicos), e 15.000 plantas (6.000 endêmicas) — mais de 400 das quais tem sido descobertas em pesquisas desde 1994.

Aqui está uma breve visão de algumas das espécies de animais mais conhecidas de Bornéo.

Pássaros

Bornéo é talvez mais conhecido por seus hornbills — oito especies são encontradas na ilha. Grandes e barulhentas mas também coloridas e carismaticas, os hornbills tem comportamentos de ninhos notáveis onde a fêmea é selada em uma cavidade em uma árvore durante o período de aninhamento. Nesse ponto ela fica completamente dependente do macho para se alimentar — se ele for capturado ou morto, a fêmea e sua prole morrerão.

Mamíferos

Como na maioria das florestas úmidas tropicais, a vasta maioria dos mamíferos em Borneo consistem em morcegos e roedores, que têm um importante papel ecológico — incluindo a dispersão de sementes e controle de população de insetos — no ecossistema da floresta.

Há 13 especies de primatas na ilha, os mais conhecidos são os orangotangos (Pongo pygmaeus), macacos proboscis (Nasalis larvatus), gibbon (Hylobates muelleri), e o macaco de cauda longa (Macaca fascicularis). Bornéo também é abrigo para os banteng (Bos javanicus), uma espécie de boi selvagem; os altamente ameaçados rhinoceros Sumatran (Dicerorhinus sumatrensis); o elefante Asiático (Elephas maximus), que é menor em estatura que os elefantes do continente; o cervo Sambar (Cervus unicolor), o leopardo nublado (Neofelis nebulosa) e o urso do sol (Helarctos malayanus).



Orangotango
O orangotango é um grande primata com braços longos e pele marrom-avermelhada. O orangotango é atualmente encontrado apenas nas florestas úmidas de Bornéo e da Sumatra, no entanto eles eram antes amplamente distribuidos no sudeste da Ásia (até o sul da China). Hoje os orangotangos estão altamente ameaçados na selva devido à perda de habitat (a destruição das florestas úmidas para extração de madeira e agricultura) e as armadilhas ilegais para os bebês orangotangos para o comércio de animais. A WWF estima que existia cerca de 55.000 orangotangos em Bornéo em 2004, mas o número tem caído largamente desde então como resultado da dispersão das queimadas na floresta e o aumento do desmatamento para as plantações de palmeiras de óleo. Em Agosto de 2006, o Programa da Indonésia Sociedade de Conservação da Vida Selvagem disse que a população de orangotangos da Indonésia está em 20.000, abaixo dos 35.000 em 1996. Devido à baixa taxa de reprodução, os grupos ambientais tem advertido que os primatas vermelhos poderiam ser extintos da selva se não houver medidas de conservação urgentes. Análises genéticas concluiram recentemente que há três subespécies de orangotangos em Bornéo: Pongo pygmaeus morio, o orangotango do Nordeste de Borné, Pongo pygmaeus wurmbii, o orangotango da parte Central de Bornéo e Pongo pygmaeus pygmaeus, o orangotango do Noroeste de Bornéo. Para saber mais sobre orangotangos, dê uma olhada em artigos sobre orangotangos e fotos de orangotangos

Macacos Proboscis
Os macacos proboscis vivem apenas nos pântanos das florestas úmidas das áreas litorâneas de Bornéo e das ilhas Mentawai. Esses macaccos são mais conhecidos pelos grandes e protuberantes narizes dos machos. Os macacos proboscis são animais sociáveis, vivendo em grupos de 10 a 32 individuos liderados por um unico macho dominante. O nome local para os macacos proboscis é ‘orang belanda’, significando ‘homem holandês’. Os Indonesios dizem que com seus grande narizes e faces vermelhas, eles se assemelham os holandeses que costumavam ter controle colonial sobre a Indonesia. Os macacos proboscis são altamente ameaçados — menos de 7000 existem na selva

Gibbon de Bornéo de Müller
Gibbon de Müller (Hylobates muelleri) é endêmico à ilha de Bornéo, habitando o norte e o leste da ilha. No sudeste da ilha é substituído pelo Agile Gibbon. Gibbon são um tipo de primatas que vivem em pares monogâmicoss. O território de um casal é geralmente defendido pela música. Como todos os gibbon, os Gibbon Müller são caracterizados por longos braços que são usados para se pendurar nos galhos pela copa da floresta. Eles comem frutas. Existem três subespécies: Gibbon de Müller cinza (Hylobates muelleri muelleri), Abbott’s Gray Gibbon (Hylobates muelleri abbotti), e Gibbon Cinza do Norte (Hylobates muelleri funereus).

Urso do Sol
O urso do sol é o menor urso do mundo com aproximadamente 4 pés (1.2 m) de comprimento. Ele mora primariamente nas florestas tropicais do sudeste da Asia. Primariamente noturno, o urso do sol é onívoro se alimentando de uma variedade de plantas e animais. Bornéo tem uma subespécie endêmica, Helarctos malayanus. Os ursos do sil são hoje ameaçados pela perda de habitat e pela caça, ambas por pela carne e por propósitos medicinais — muitos chineses acreditam que os ursos do sol tem poderes de cura especiais. Eles são listados pela IUCN como ameaçados e protegidos pelo CITES.

Leopardo Nublado
O Leopardo Nublado é um felino de tamanho médio encontrado pelo sudeste da Asia. Recentemente (2002) adicionado na Lista Vermelha da IUCN, o leopardo nublado é considerado “vulnerável” devido à destruiçaõ de habitat e á caça por sua pele. O Leopardo Nublado está também algumas vezes disponível como uma iguaria em menus no sudeste da Asia. Bornéo tem subespécies endêmicas conhecidas como Neofelis nebulosa diardi.

Elefante de Bornéo
O elefante pigmeu de Bornéo (Elephas maximus borneensis) é um elefante indescritível limitado á pequenas partes do nordeste de Bornéo. A WWF diz que existem cinco concentrações principais do elefante que é pensado haver uma população total de 1.000 – 1.500. O Elefante Pigmeu de Bornéo é uma subespécie endemica de elefantes asiáticos.



Rinoceronte de Bornéo
O Rinoceronte de Bornéo (Dicerorhinus sumatrensis harrissoni), uma subespecie endêmica do rinoceronta da Sumatra, é o menor rinoceronte do mundo. É também um dos mais ameaçados com uma população de menos de 100 individuos. A caça por seus chifres — acreditado pelos chineses ter qualidades medicinais ainda mais poderosas que os chifres do rinoceronte africano — é a grande ameaça à espécie.

Banteng
O Banteng é um tipo de boi selvagem encontrado selvagemente no sudeste da Asia. Banteng cresce cerca de 1.6 metros nos ombros e 2.3 m em comprimento da cabeça e corpo. Os touros Banteng podem pesar até uma tonelada métrica (2200 lbs). Os Banteng tem sido domesticados em algumas partes do sudeste da Asia. Hoje há provavelmente menos de 10.000 Bantengs puros sobrando na selva.

NOTÍCIAS DA VIDA SELVAGEM DE BORNÉO  

98% do habitat do orangotango em Borneo e Sumatra terá desaparecido até 2022 — 06/02/2007
Um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) hoje adverte que a extração ilegal de madeira está rapidamente destruindo o último habitat remanescente dos orangotangos em Bornéo e Sumatra. O relatório diz que até 98 por cento pode ser destruído até 2022 se não houver uma ação urgente.

Comércio de peixes vivos causa depleção massiva das espécies de recife de corais — 24/01/2007
De acordo com un novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge na costa norte de Bornéo, o comércio de peixes vivos do recife está causando um grande impacto nas populações marinhas.

Fotos de espécies descobertas na floresta úmida de Bornéo — 19/12/2006
o anúncio de ontem pela WWF de que 52 espécies previamente desconhecidas foram descobertas nas florestas úmidas em extinção em Borneo traz o numero total de ‘novas’ especies descobertas na ilha para mais de 400 desde 1994.

52 espécies descobertas na floresta úmida de Bornéo — 18/12/2006
Em 2006 cientistas descobriram 52 especies nas altamente ameaçadas florestas úmidas de Borneo de acordo com um novo relatório da WWF, um grupo ambiental trabalhando para preservar a biodiversidade do ‘Coração de Bornéo’ da destruição futura.

Espécies desconhecidas de lagartos descobertas em Bornéo — 11/12/2006
Uma espécie previamente desconhecida de lagarto foi descoberta em Borneo por Chris Austin, assistente curador de herpetologia no Museu de Ciências Naturais da Universidade do estado da Louisiana. Fotos e nome cientifico do lagarto, que foi descoberto enquanto Austin estava conduzindo uma pesquisa de campo em Sarawak, serão revelados na edição de Março de 2007 do Jornal de Herpetologia.

As queimadas na Indonésia matam 1.000 orangotangos ameaçados — 06/11/2006
1000 orangotangos pereceram esse ano em incêndios florestais que foram de Bornéo a Sumatra de acordo com um conservacionista emtrevistado por Reuters. Willie Smits, um ecologista da Fundação de Sobrevivência dos Oragnotangos de Bornéo na Indonesia, disse a Reuters que os incendios levaram os famintos orangotangos às áreas agricolas onde eles foram mortos como pestes. Os orangotangos são conhecidos por se alimentarem de frutas das palmeiras de óleo nos campos adjacentes ás áreas florestais.

Cobra- camaleão que muda de cor descoberta em selvas de Bornéo — 27/06/2006
Cientistas descobriram uma espécies de cobra capaz de mudar de cor. A cobra, chamada de serpente da lama de Kapuas, reside na floresta úmida na ilha de Borneo, um ecossistema que é cada vez mais ameaçado pela extração de madeira e desenvolvimento agricola.

Salvando Orangotangos em Bornéo — 24/05/2006
Uma olhada nos esforços de conservação em Kalimantan, na ilha de Bornéo. Eu estou em Tanjung Puting, um parque nacional no sul de Kalimantan na ilha de Bornéo. Com 400.000 hectares (988.000 acres) Tanjung Puting é a maior extensão protegida da costa tropical de floresta de pântano e turfa do sudeste da Asia. É também um dos maiores habitats remanescentes dos orangotangos criticamente ameaçados, a população a qual tem sido muito diminuida nos anos recentes devido á destruição de habitat e a caça. E os orangotangos tem se tornado o foco de um esforço muito maior para salvar o meio ambiente de Bornéo. Somos liderados por Campy Leakey, nomeado pelo renomado paleontologista queninano Louis Leakey. Aqui está o centro do Projeto de Pesquisa de Conservação dos Orangotangos. Estabelecido por Birute Mary Galdikas, um primatologista preeminente e fundador da Fundação Internacional do Orangotango (OFI), o projeto procura apoiar a conservação e entendimento dos orangotangos e seus habitat na floresta úmida enquanto reabilita indivíduos ex-aprisionados. O Projeto de Pesquisa e Conservação de Orangotoango é a cara pública da conservação de orangotangos nessa parte de Kalimantan, a parte de Bornéo controlada pela Indonesia. Bornéo, a terceira maior ilha do mundo, já foi antes abrigo para algumas das florestas mais majestosas e proibidas. Com areas de litoral pantanoso franjadas por florestas de manguezais e interior montanhoso, muito do terreno era virtualmente intransitável e inexplorado. Os Headhunters controlavam partes remotas da ilha até um século atrás.

13 rinocerontes raros são descobertos em Bornéo numa pesquisa da WWF — 17/03/2006
Fundo Mundial da Vida Selvagem hoje liberou os resultados de uma pesquisa de campo na ilha de Borneo que descobriu que a caça tem significantemente reduzido a população de rinocerontes da Sumatra em Bornéo, mas um pequeno grupo continua sobrevivendo no “Coração de Bornéo,” uma região coberta com vastas porções de florestas úmidas.

Elefantes pigmeus misterioros são rastreados em Bornéo pela WWF — 16/12/2005
O mesmo sistema de satélite usado pela milícia dos Estados Unidos para rastrear veículos de trilha no Iraque está ajudando o Fundo Mundial de Vida Selvagem a colocar um pouco de luz no mundo pouco conhecido dos elefantes pigmeus em Bornéo.

Carnívoro misterioso descoberto na floresta úmida de Bornéo — 05/12/2005
Pesquisadores da WWF podem ter descoberto uma nova e misteriosa espécie carnívora nas densas florestas centrais de Bornéo.

Nova espécie de raposa descoberta na selva de Bornéo — 10/05/2005
Os cientistas podem ter descoberto uma nova espécie de mamifero como a raposa nas florestas úmidas de Bornéo. O animal foi fotografado por uma câmera automática de infra vermelho posicionada na floresta do Parque Nacional de Kayam Menterong na porção de controle Indonésio da ilha durante uma pesquisa do Fundo Mundial de Vida Selvagem (WWF). Os cientistas dizem que o animal tem uma pele avermelhada, cauda espessa, e pernas traseiras ligeiramente estendidas, sugerindo que ele seja parcialmente arbóreo. Caçadores locais falharam ao tentar reconhecer a criatura das fotos.

REFERÊNCIAS  

  • WWF Germany, Borneo: Treasure Island at Risk, June 2005 [pdf, 773 KB]
  • Wikipedia
  • mongabay.com
  • Copyright Rhett Butler 2007

    _uacct = “UA-239589-1”;
    urchinTracker();

    Exit mobile version