Notícias ambientais

Por que os biocombustíveis são ruins para as florestas úmidas?

Por que os biocombustíveis são ruins para as florestas úmidas?

Por que os biocombustíveis são ruins para as florestas úmidas?
Rhett A Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Abril, 2008





Recentemente tem havido muito interesse no uso de plantas como combustível para substituir combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel que contribuem para as emissoes de gases de efeito estufa na atmosfera, aquecendo o planeta.



Esses combustiveis baseados em plantas, chamados de biocombustíveis, são tipicamente produzidos das plantações agrícolas. Existem dois tipos principais de biocombustíveis: etanol e biodiesel. O etanol é tipicamente feito de milho e cana de açucar, enquanto o biodiesel é feito do óleo das frutas das palmeiras (mais sobre óleo das palmeiras), soja (mais sobre soja), e a canola (também chamda rapeseed).



Enquanto os biocombustiveis produzidos das plantações agrícolas podem gerar menos poluição e emissões de gases de efeito estufa que os combustiveis fosseis convencionais na prática, os ccientistas estão descobrindo que alguns estão causando problemas ambientais. Biocombustíveis podem também afetar os mais pobres. A razão é largamente economica.






Floresta úmida e plantação de palmeiras na Malásia

Agora que as plantações tradicionais estão sendo usadas para a produção de energia, há uma demanda aumentada por tais plantações, traduzindo em praços mais altos. Enquanto preços mais altos podem ser bons para alguns plantadores que recebem mais dinheiro pelas plantações que cultivam, os consumidores tem de pagar mais dinheiro pela comida. Nos paíes pobres, onde as pessoas tem pouco dinheiro, significa que muitas passam fome. Em 2007 e 2008 muitos países viram protestos e motins pelos povos que não podiam pagar pelos altos preços da comida.



Preços mais altos da comida estão também causando outros problemas. Para tirar vantagem dos altos preços, os fazendeiros ao redor do mundo estão convertendo as terras para as plantações. Com a maior parte da terra da América do Norte e Europa já usadas para gado, a agricultura está expandindo em locais tropicais, especialmente no Brasil e na Indonésia, onde ainda há grandes áreas apropriadas para cultivo. O problem é que algumas dessas terras estão atualmente cobertas por florestas tropicais. Quando os fazendeiros desmatam as florestas para ranchos e pastagens, as árvores mortas liberam dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera (assim como quando os combustiveis fósseis são queimados). E a destruição dessas florestas deslocam os povos indígenas e mata a vida selvagem. Portanto os biocombustiveis estão tendo um significante impacto no meio ambiente.

Alguns biocombustiveus são menos ruins que outros. Quando a plantação está crescida ou a agricultura está abandonada em áreas que não estão cobertas por ecossistemas naturais, elas podem ter um menor impacto no meio ambiente desde que fertilizantes e pesticidas não sejam usados em excesso. No futuro, novos tipos de biocombustiveis irão produzir ainda menos emissoes de gases de efeito estufa e pode na verdade ajudar o meio ambiente. Por exemplo, o uso de gramas nativas para a produção de biocombustivel nos Estados Unidos poderia oferecer rendimentos mais elevados e gerar menos poluição que o etanol baeado no milho. Ao mesmo tempo, essas gramíneas podem realçar a fertilidade do solo e não drenar a tabela de água.



Exit mobile version