Notícias ambientais

Por que o óleo de palma é ruim para os orangotangos?

Por que o óleo de palma é ruim para os orangotangos?

Por que o óleo de palma é ruim para os orangotangos?
Rhett A Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Abril, 2008





Certos tipos de palmeiras produzem grandes frutos vermelhos que são ricos em óleo. Depois de refinados, esse óleo, conhecido como óleo de palma, pode ser usado para produzir todo tipo de produtos, incluindo óleos usados em alimentos como chocolates e biscoitos, cosméticos como maquiagem, e até mesmo biodiesel, um combustível que pode ser usado em carros ao invés de diesel (gasolina).

Palmeiras, como essas árvores são chamadas, tem grande quantidade de óleo — algumas das mais altas de qualquer colheita usadas para produção de biocombustível (combustível baseado na planta). Um único hectare (2.5 acres) pode produzir até 7 toneladas de óleo, muitas vezes o que seria produzido da mesma área de milho, soja, ou canola.



Dado seu alto rendimento e os multiplos usos para seu óleo, pode parecer que o óleo de palma é a melhor solução para os descrescentes estoques de combustíveis fósseis e preocupações sobre o aquecimento global (a queima do combustivel fossil é o maior contribuinte para os gases de efeito estufa na atmosfera). No entanto, há problemas em alguns lugares onde as palmeiras estão sendo produzidas, especificadamente nas florestas úmidas tropicais da Malásia e Indonésia.






Orangontango em
Boréeo

Cerca de 88 por cento da produção global de óleo de palma era na Malásia e Indonesia em 2007. Embora muito dessa produção se deu em terras antes estabelecidas para a agricultura, algumas delas ocorreram em areas que eram recentemente desmatadas especificadamente para o cultivo da palmeira.



O ecossistema mais ameaçados pela expansão do cultivo do óleo de palma são as florestas úmidas e terras de turfas. Terras de turfas são áreas pantanosas onde os solos são feitos de turfa — vegetação decomposta. A turfa age como uma esponja, sugando a água e ajudando a impedir enchentes. Ela também estoca grande quantidade de carbono.



Quando as áreas de turfa são drenadas, o carbono estocado reage com o ar para liberar o dioxido de carbono para a atmosfera, aumentando as concentrações de gases de efeito estufa. A turfa drenada então se torna altamente inflamável, aumentando o risco de incêndios em larga escala quando se utiliza o fogo para desmatar a terra e queimar os restos da agricultura.



As emissões de gases de efeito estufa também resultam quando a floresta é desmatada para plantações de óleo de palma. Pior, as plantações de óleo de palma suportam baixos níveis de biodiversidade, significando que a maioria das plantas e animais que haviam naquela área da floresta vão se mudar ou perecer. As plantações de óleo de palma não são boas para a vida selvagem e espécies em extinção como os orangotangos, o rinoceronte da Sumatra, o elefante pigmeu de Bornéo, e o tigre da Sumatra estão todos ameaçados pelo desenvolvimento do óleo de palma.



O que eu posso fazer?

A primeira coisa que você pode fazer é estar consciente do óleo de palma e seu impacto no meio ambiente. Olhe os rótulos dos produtos de casa e embalagens de alimentos para ver se eles contém óleo de palma (no entanto o óleo de palma não é frequentemente rotulado como um ingrediente). Você pode em breve ver que o óleo de palma está ao redor de nós.



O óleo de palma não irá embora, mas a pressão do consumidor na indústria ajudará a forçar a indústria a reduzir seus impactos no meio ambiente. Algumas indústrias líderes já estão trabalhando para desenvolver “óleo de palma sustentável” que encontra certos critérios para assegurar que sua produção não resultou em desflorestamento ou danos à vida selvagem. Uma vez que esses padrões sejam alcançados (possivelmente no fim de 2008), os consumidores serão capazes de escolher produtos feitos a partir de óleo de palma amigo do meio ambiente. Esses produtos deveriam ser apoiados para encorajar a industria inteira a mudar em direção a um óleo de palma “mais verde” .



Outra maneira pela qual você pode ajudar é apoiar organizações que trabalham para proteger os orangotangos e outras vidas selvagens em seus habitats nativos. Por exemplo, Fundação Internacional do Orangotango [artigo] e a Fundação de Sobrevivência do Orangotango de Bornéo são dois desses grupos.



Lembre-se de que é importante perceber que nem toda palmeira é ruim para as florestas úmidas, mas até que se haja maneiras de saber quais empresas são responsáveis e quais não são, todas as palmeiras são suspeitas.



Exit mobile version