Notícias ambientais

Por que a soja é ruim para a Floresta Amazônica?

Por que a soja é ruim para a Floresta Amazônica?

Por que a soja é ruim para a Floresta Amazônica?
Rhett A Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Abril, 2008





A produçaõ de soja no Brasil está contribuindo para o desflorestamento da Floresta Amazônica, tanto diretamente através do desmatamendo da floresta para novas fazendas de soja (geralmente gigantes em tamanho) e deslocando pequenos agricultores que então se mudam para áreas da floresta para a agricultura de subsistência. Mais pressão vem do desenvolvimento da infraestrutura (como estradas e portos) para dar suporte a expansão da soja. Essa infraestrutura atrae outros investidores (como madeireiros, fazendeiros, e colonizadores que foram deslocados de algum local) que acabam cortando a floresta.

Por que a soja está se expandindo na Amazônia?






Exportações de soja para o Brasil e Estados Unidos

O cultivo de soja está se expandindo na Amazônia devido à economia, incluindo os altos preços dos grãos. Esses altos preços são dirigidos pela crescente demanda de carne em países com uma classe média grande e em crescimento rápido (especialmente a Índia, Brasil, e a China) e pelo governo dos Estados Unidos que subsidia a produção de etanol baseado no milho. Tais subsidios (essencialmente pagamentos para fazendeiros por cultivar certas colheitas) significam que os fazendeiros americanos estão plantando milho ao invés de soja. Menos produção de soja nos Estados Unidos, significa que mais produção é necessária em lugares como o Brasil, que tem grandes porções de terras apropriadas para a agricultura.



Desde 1990 a área de terra plantada com soja nos estados da Amazônia se expandiu numa taxa de 14.1 por cento por ano e agora cobre mais de oito milhões de hectares.



Exit mobile version