Notícias ambientais

Merrill Lynch investe $9Milhoes na conservação da floresta úmida, esperando lucros

Merrill Lynch investe $9 Milhões na conservação da floresta úmida, e espera lucro

Merrill Lynch investe $9Milhoes na conservação da floresta úmida, esperando lucros
Rhett A. bugler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
12 de Março, 2008





O investimento de Merrill Lynch em um projeto de conversação da floresta úmida na província de Aceh na Indonésia vale $9 milhões em quatro anos, relata Thomas Wright do jornalThe Wall Street Journal.

O negócio — anunciado com grande fanfarra no mês passado — busca compensar 3.4 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano reduzindo o desflorestamento. Os creditos de carbono resultantes seriam vendidos nos mercados internacionais uma vez que o Protocolo de Kyoto expire em 2012 e os crédtitos baseados nas florestas são oficialmente reconhecidos (Kyoto não permite tais créditos, mas os delegados no encontro das Nações Unidas em December em Bali sinalizaram que os créditos seriam uma opção no futuro).

O acordo de Aceh é a primeira vez que um banco dos Estados Unidos sondou a respeito do mercado de carbono florestal, o qual é esperado para crescer significantemente nos próximos anos conforme as empresas buscam maneiras baratas para compensar as emissoes de gases de efeito estufa.

“Merrill está apostando que o dinheiro colocado no projeto Aceh agora será uma fonte de créditos baratos que se tornarão mais valiosos se a silvicultura se tornar parte da paisagem do pós-Kyoto,” escreve Wright. “O sucesso do negócio poderia influenciar quanto mais dinheiro Merrill colocar na silvicultura. O banco está debatendo internalmente sobre o levantamento de um fundo de $3 bilhões para proteger as florestas globais. Uma caixa de guerra como esta poderia começar a se causar real impacto nas taxas de desflorestamento.”



O acordo em Aceh, mediado pela Conservação de Carbono na Australia, poderia gerar até $432 milhões de financiamento de carbono nos próximos 30 anos.


Exit mobile version