Notícias ambientais

FSC ‘falhou com as florestas do mundo’ dizem os críticos

FSC ‘falhou com as florestas do mundo’ dizem os críticos

FSC ‘falhou com as florestas do mundo’ dizem os críticos
Jeremy Hance, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
20 de Abril, 2008




O corpo de certificação da madeira sob ataque de ambientalistas por deslizes nos padrões




O Conselho de Supervisão da Floresta (FSC) veio sob desaprovações cada vez mais ásperas de uma variedade de organizações ambientais. O FSC é uma organização internacional não lucrativa que certifica produtos de madeira: seu selo de aprovação siginifica criar confiança que a madeira doi extraída de forma sustentável e de maneira socialmente responsável. Por anos o selo do FSC tem sido imperativo para consumidores preocupados em adiquirir produtos de madeira. Contudo, entre os crescentes problemas para o FSC, recentes ataques de organizações ambientais como o Movimento da Floresta Úmida do Mundo e Internet Ecológica estão colocando a credibilidade da organização em dúvida.

Semana passada o Movimento Floresta Úmida do Mundo liberou um comunicado de imprensa contundente chamando uma decisão do FSC de certificar as plantações de eucalipto no Brasil de “certificado de morte.” As plantações de eucalipto são de propriedade da Veracel, uma parceria entre a Aracruz Celulose do Brasil e a Stora Enso da Suécia-Finlândia, que tem um registro ambiental instável. O comunicado de imprensa alega que a Veracel “tem um registro bem conhecido de ações danosas, incluindo a violação de direitos de comunidades locais’ sobre a terra, até poluição ambiental, esgotamento da água e destruição do ecossistema.” A maior preocupação do Movimento Floresta Úmida do Mundo, no entanto, é que certificando as plantações de eucalipto da Veracel, o FSC está indicando que as plantações de monocultura em grande escala soem ambientalmente saudáveis, socialmente responsáveis e benéficas à população local. Considerando que a pesquisa mostrou que as plantações de monocultura suportam pouca biodiversidade, resultam em emissões de CO2 relativas às florestas naturais, e minam os esforços dos povos locais para gerenciar as florestas de forma sustentável. Chamando essa decisão da FSC de “certificado de morte” o Movimento Floresta Úmida do Mundo afirma que “o certificado da Veracel não é um fato isolado, mas o último pedaço numa cadeia de falhas.”

Enquanto esse comunicado de imprensa emergiu, o FSC já estava sob a desaprovação de outra organização ambiental, Internet Ecologica. No início de Março a Internet Ecológica começou uma campanha indicando que o apoio do FSC para extração de madeira de florestas de antigo crescimento estava em completo desacordo com sua finalidade. A campanha atinge uma das Ongs de influência ambiental mais respeitadas do mundo, pedindo a elas para retirar seu apoio ao FSC. Isso inclui o Greenpeace, WWF, Network Ação Floresta Úmida, NRDC, Ética de Floresta, Amigos da Terra e Aliança Floresta Úmida. Internet Ecológica reivindica que, bem como apoiando as plantações de monocultura, o apoio a extração de madeira de florestas antigas diminui a biodiversidade, causa perda da rede de carbono, e prejudica a ecologia da floresta.



“Tem se tornado evidente para os ambientalistas no conhecimento de que o FSC se tornou um obstáculo para acabar com a destruição de florestas anciãs, identificando a mudança climática e a perda da biodiversidade, e promovendo práticas ecologicamente desejáveis baseadas na regeneração e florestas plantadas,” disse o fundador da Internet Ecológica Dr. Glen Barry a mongabay.com. “A organização é flagelada com conflitos de interesses, mecanismos pobres de garantia de qualidade, e generalmente falhou com as florestas úmidas do mundo. Como tal, estamos em uma posição desconfortável de protestar contra os que apoiam a Ong FSC, que estão descobrindo que é bem difícil reconhecer que foi crítico criar e manter o mito do FSC.”


As críticas de Dr. Barry em relação às Ongs que apioam o FSC gerou debates afiados dentro e fora dessas organizações. A situação se tornou tão tensa que a Alianã Floresta Úmida—geralmente um grupo que faz as campnhas pró florestas—recentemnte enfrentou protestantes ambientais em um coquetel da festa dos ‘Green Leaders’ pelo apoio do FSC e extração de madeira de velho crescimento. A Aliança da Floresta Úmida tem dito que eles se juntarão em um debate lembrando seu apoio à extração de madeira antiga.

Ambor os relatórios emergiram após esforços do FSC na Indonésia onde uma inquérito do jornal The Wall Street Journal ano passado alertou a organização para revogar efetivamente o certificado para o projeto da empresa de papel Singapore-based Asia Pulp & Paper Co. (APP) na ilha Sumatra. A admissão, a qual os ambientalistas disseram mostraram que o FSC relazou em seus padrões de certificados ao ponto de a APP poder qualificar para o rótulo ecológico apesar de um registro ambiental pobre, ameaçando minar a credibilidade de seu esquema de rotulagem.

Um relatório liberado essa semana pela Agência de Investigação Ambiental (EIA) e Telepak na extração ilegal de madeira no Sudeste da Asia forneceu um problema adicional para o FSC. O relatório descobriu que corporações estão se afastando com mentiras sobre a certificação. As companhias de móveis YourPriceFurniture.com e Kybotech Ltd. ambas reivindicaram que todos seus produtos foram certificados pelo FSC quando a reivindicação era claramente falsa. Ambas empresas vendem móveis de madeira que nunca receberam certificado do FSC. De acordo com o relatório, Kybotech Ltd. quando pressionado admitiu que “certos móveis não foram na verdade certificados.”

Tais relatórios das dificuldades do FSC—tanto globalmente quanto localmente—não estão sendo ignoradas. No que pode ser o começo de uma grande escala de abandono do FSC, na última Terça feira a Sociedade Sueca para a Conservação da Natureza (SSNC) retirou uma velha sustentação do FSC. Em uma afirmação o SSNC disse que “o FSC funciona de forma ruim na Suécia. O padrão é fraco, a falta de observância é substancial e as companhias florestais que querem melhorar o FSC são fracas.” A Suécia não está só. As práticas de certificação do FSC na Irlanda e nos Estados Unidos vieram sob minucioso exame, causando contestação em muitos grupos ambientais locais. Ano passado a Noruega chegou até a proibir o uso de todos os produtos de madeira certificados em prédios publicos.

Enquanto seu futuro parece cada vez mais precário, o FSC ainda possue grande suporte de jogadores ambientais ao redor do mundo. E mais, ninguém propôs ainda uma recolocação viável para caso a organização não sobreviva ás crescentem desaprovações

Nesse meio tempo os consumidores são deixados cada vez mais no escuro quando tentam adquirir produtos de madeira sustentáveis e responsáveis socialmente. Pegos nessa questão ambiental, os consumidores ecologicamente consientes que querem evitar o apio à monocultura em larga escala e a extração de madeira antiga, parecem forçados a evitar tanto o certificado do FSC e os móveis não certificados.

O FSC não respondeu ao pedido de Mongabay por comentários.


Fontes:

Mais informações
FSC-Watch.org siga as desaprovações sobre o FSC


Exit mobile version