Notícias ambientais

Foto: Rã rara de cor de jóia redescoberta na Colombia

Foto: Rã rara de cor de jóia, redescoberta na Colômbia

Foto: Rã rara de cor de jóia redescoberta na Colombia
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
13 de Março de 2008





Uma rã de cor brilhante foi redescoberta 14 anos após sua última aparição em uma remota região montanhosa na Colombia.



A rã Carrikeri Harlequin criticamente ameaçada (Atelopus carrikeri), um membro da família dos anfíbios que tem sido dizimadas pela manifestação de uma doença fungosa, medem cerca de 2 polegadas (5 cm) de comprimento e vive em uma altitude de 13.000 pés (4.000 m).



“Descobrindo que as rãs ameaçadas de extinção ainda existem, esperamos que isso mostre quão importante é a conservação,” disse Luis Alberto Rueda, cientista da equipe do Projeto Atelopus que liderou a expedição. “E nós planejamos continuar com nossa pesquisa assim nós podemos melhor ajudar a assegurar que essa rã não se tornará extinta.”



A rã Carrikeri Harlequin (Atelopus carrikeri) descoberta no habitat do páramo, um ecossistema de pastagem Neotropical situado em altas elevações entre a linha superior da floresta (cerca de 3.100 m de altitude) e a linha permanente de neve (cerca de 5.000 m). Quase 57 por cento desse ecossistema é encontrado na Colombia. Essa população é única já que ela possui marcas laranjadas, que é incomun nessa espécie. Imagem cortesia do Programa Líder em Conservação.

As rãs Harlequin parecem estar particularmente sob risco do fungo chytrid que está matando anfíbios ao redor do mundo todo: entre entre os anos 80 e 90, quase dois terços das 110 espécies de rãs harlequin que foram extintas. Cientistas dizem que a mudança climática e outras pertubações do habitat podem estar tornando as rãs mais vulneráveis à infecção.



A descoberta foi feita por cientistas com a equipe do Projeto Atelopus, um grupo apoiado pelo Programa de Liderança de Conservação (CLP), uma parceria entre BP, BirdLife International, Fauna & Flora International, Conservation International e a Sociedade de Consercação da Vida Selvagem.



Além de Rueda, membros da equipe incluiram Oswaldo Cortes, Giovanni Chaves, Erika Salazar, Jose Gil, Sergio Pulido, Astrid Nossa, Fabian Tavera, Jenny Gallo, Ximena Villagrán e Nidia Rodriguez.



Exit mobile version