Notícias ambientais

Comércio ilegal de animais silvestres gera $20B por ano

Comércio ilegal de animais silvestres gera $20B por ano

Comércio ilegal de animais silvestres gera $20B por ano
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19 de Março, 2008





O comércio ilegal de animais silvestres gera de $5 a $20 bilhões anualmente, tornando-o o maior mercado ilícito depois das armas e tráfico de drogas, relata um estudo liberado pelo Serviço de Pesquisa Congressional.



O relatório, liberado em uma audiência do Comitê de Recursos Naturais da Casa presidenciado pelo Congressista Nick Rahall, adverte que o comércio ilegal de animais silvestres “levanta uma variedade de ameças aos Estados Unidos e ao redor do mundo, desde a perda de animais em risco de extinção até a introdução de doenças graves,” de acordo com uma indicação da Sociedade de Consercação da Vida Selvagem, um grupo que forneceu suporte científico nessa questão.



“Controlar o comércio ilegal de animais silvestres é um componente chave na dispersão de zoonoses,” disse o Dr. William Karesh da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem. “Nós recomendamos o congressista Nick Rahall e outros membros do Comitê de Recursos Naturais para esse importante trabalho que está derramando luz nessa grande questão, bem como a Secretária Assistente do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Claudia McMurray que recentemente estabeleceu a Coalizão Contra o Tráfico de Animais Silvestres.”





“Além da ameaça à espécies em risco de extinção, o tráfico de animais silvestres coloca em risco a segurança de nossa nação e a saúde espalhando doenças. Por exemplo, gripe aviária, SARS, e Ebola podem passar dos animais para os humanos e e pôr em perigo a saúde pública. Quando os animais selvagens são trazidos e vendidos ilegalmente, aquelas doenças podem se espalhar pra longe e mais longe e bem mais rápido entre os humanos,” disse Claudia McMurray, Secretária Assistente do Estado de Oceanos, Meio ambiente e Ciência.

“Um dos aspectos ameaçadores do tráfico ilegal de animais silvestres é o perigo de espalhar potencialmente doenças fatais ao redor do mundo,” acrescentou a Dr. Elizabeth Bennett do WCS’ Programa de Comércio e Caça de Animais Silvestres no tráfico internacional ilegal de animais silvestres. “Muito do comércio internacional de animais silvestres é ilegal, contornando os regulamentos de saude e segurança, colocando o público em um risco considerável de doenças. A revisão completa e implementação efetiva das leis da vida selvagem e saúde junto ao comércio da fonte até o consumidor ajudaria a retificar esses problemas.”



O relatório recomenda “sanções imponentes do comércio em países com leis fracas em relação ao tráfico de animais silvestres; fortalecendo o financiamento para inspetores de animais domésticos nas fronteiras; e trabalhando com o setor privado para melhorar a regulação do comércio da vida selvagem.”




Exit mobile version