A India tem 1411 tigres — não 3500
A India tem 1411 tigres — não 3500
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
13 de Março, 2008
Um recenseamento nas reservas da India encnoutrou 1.411 tigres ao invés dee 3.508 estimados previamente, de acordo com o Ministro do Estado do Meio Ambiente e Florestas.
A avaliação, baseada em uma armadilha de câmera remota e na determinação estatística da desdidade de tigres em habitats chaves, mostra que os tigres da India estão sob grande risco de perda de habitat, desaparecimento de presas, e outras pressões. A população de tigres na Índia tem caído cerca de 40.000 no último século.
“A grande ameaça aos tigres na India é a dizimação de sua principais presas como os cervos, porcos selvagens e gado selvagem por povos locais,” Dr. K. Ullas Karanth, um especialista indiano em tigres e diretor Sociedade da India de Conservação da Vida Selvagem, disse a mongabay.com. “Apesar de cerca de 300.000 kilometros quadrados de habitats de tigres ainda permanece, muitos deles estão vazios de tigres porque não hpa suficiente comida para que eles sobrevivam e reproduzam de forma bem sucedida.”
A armadilha da câmera fotografou um tigre no Parque Nacional de Nagarahole na Índia. Foto por U. Karanth/Sociedade de Conservação da Vida Selvagem. |
A caça dos tigres como pragas e a caça comercial são igualmente ameaças.
Enquanto a população de tigres da India está perto de uma baixa histórica, alguns conservacionistas estão esperançosos que eles possam se recuperar.
Em estudos publicados em Ecologia e Conservação Biológica nos últimos anos, Karanth e seus colegas descobriram quem parques na Índia, Bangladesh, Bhutan, e Nepal podem sustentar quase duas vezes o numero de tigres que suportam atualmente se pequenas medidas de conservação forem adotadas. Especificamente, as populações de tigres podem rapidamente se estabilizar quando providas com proteção de habitat e acesso suficiente a presas abundantes.
“A boa notícia é que dada a chance, os tigres podem reabastecer seus números; a mpa notícia é que não está sendo dada a eles essa chance em muitas partes de sua escala,” disse Dr. Alan Rabinowitz da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem numa indicação em 2006.