Notícias ambientais

Um Juizo Final para as Rãs?

Um dia do Juizo Final para as Rãs?

Um Juizo Final para as Rãs?
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19/03/2008





A arca dos anfíbios, o dia do juizo final para os anfíbios, irá destarcar-se como o Dia do Pulo, 29 de Fevereiro, para reconhecer 2008 como o ano da Rã. A campanha procura conscientizar sobre a situação global das rãs e outros amfibios ameaçados pela perda de habitat, mudança climática, poluição e doenças emergentes. Se juntando aos esforços estão o Zoológico do Bronx da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem e o Aquário de Nova York, instalações que abrigam alguns dos anfibios mais ameaçados do mundo.



Aproximadamente um terço das 6000 especies do mundo de rãs, sapos, salamandras, tritões e caecilians são ameaçados de extinção e acredita-se que pelo menos 165 tipos desapareceram desde 1980. Enquanto os cientistas tem ainda que identifiar uma prova clara, uma mudança climpatica, poluição e a emergência de Chytridiomycosis, uma doença fúngica fatal e infecciosa que tem sido ligada ao aquecimento global e é causa de um terço das extinções dos anfíbios desde 1980, são os principais suspeitos para o declínio observado.



Rã Dourada do Panamá



Sapo de Wyoming



Sapo pulverizador de Kihansi. Todas as fotos © Julie Larsen Maher de WCS

A arca de anfíbios é “uma iniciativa global para salvar centenas de anfíbios criticamente ameaçados de extinção através da reprodução em cativeiro” nos soológicos, aquários, e jardins botânicos. A aliança está procurando levantar $50-60 milhões como parte de um Plano de Ação de Conservação de Anfíbios em 5 anos que vale $400 milhões para estabelecer programas de reprodução em cativeiro para as 500 espécies mais ameaçadas. A Arca dos Anfíbios acredita nos esforços de gerenciamento de cativeiros ou conservação “ex-situ” pode comprar tempo crítico para as espécies mais vulneráveis.



A Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS) está apoiando o esforço pela reprodução e, em alguns casos, re-liberando sapos pulverizadores Kihansiameaçados, sapos de crista Rican, sapos de Wyoming, e rãs souradas do Panamá. O zoológico da WCS do Bronx e o Aquário de Nova York estão também mantendo exibições de27 de Fevereiro até dia 2 de Março para promover os esforços na conervação dos anfíbos.



A grande figura



Os cientistas dizem que o declínio na vida selvagem de anfíbios é uma das preocupações de maior interesse ambiental do mundo; uma que pode acarretar grandes ameaças ao equilíbrio ecológico do planeta. Porque os anfibios tem peles altamente permeáveis e passam grande parte de suas vidas na água e na terra, eles são sensíveis às mudanças ambientais e podem agir como o provérbio “canario em uma mina de carvão,” indicando a relativa saúde de um ecossistema. Enquanto eles morrem, os cientistam ficam pensando se outros grupos de plantas e animais seguirão o mesmo destino.



A Arca dos anfíbios diz que seus esforços poderiam ajudar a prevenir esse destino, salvando outros animais em perigo de extinção e demonstrando o papel que os zoológicos e outras instalações pode ter na conservação global.



“A crise fornece uma oportunidade unica de demonstrar ao mundo que os zoologicos e aquarios são validos e poderosos parceiros de conservação . Os zoológicos e aquários não devem ficar apenas observando esas centenas de espécies exóticas se tornarem extintas em nosso tempo — especialmente quando ex situ reproduçaõ em cativeiro provê uma viável, ainda que simples, solução,” disse a aliança em uma entrevista. “Se não respondermos imediatamente e numa escala nunca vista, muitas de classes inteiras de vertebrados será perdida, e nós teremos falhado em nossa mais básica missão de conservação.”



Exit mobile version