Notícias ambientais

Sistema de clima que aproxima 9 pontos críticos de derrubada

Sistema de Clima que aproxima 9 pontos críticos de derrubada

Sistema de clima que aproxima 9 pontos críticos de derrubada
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
26/03/2008





A Terra está se aproximando e podem passar por nove críticos pontos climpaticos este século, de acordo com pesquisa publicada essa semana em Procedimentos da Academia Nacional de Ciencia (PNAS).



O trabalho, apresentado num workshop em Outrubro de 2005 sobre o clima por cientistas da Embaixada Britânica em Berlin, Alemanha bem como uma revisão de outra pesquisa, considerando o derretimento dos gelo Ártico e na Groelândia como os ‘elementos críticos’ mais sensíveis com a menor incerteza. Os pesquisadores invetaram o termo ‘elementos críticos’ para descrever aqueles componentes so sistema climático que estão em risco de passar do ponto crítico.



“A sociedade não deve ser iludida em uma falsa sensação de segurança por projeções suaves das mudanças globais,” disse o autor líder Tim Lenton, um professor da Universidade de East Anglia. “Nossas descobertas sugerem que uma variedade de elementos críticos poderiam alcançar seus pontos de derrubada dentro desse século sob a indução humana de mudança climática. As maiores ameaças são o derretimento de gelos no Ártico e na Groelândia, e pelo menos cinco outros elementos poderiam nos surpreender exibindo pontos críticos.”

Os autores propoem estabelecer sistemas de advertencia para detectar a proximidade de certos pontos críticos.



Uma nova nota do Intituto de Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático, uma instituição envolvida na pesquisa, lista os nove elementos críticos como:



Exit mobile version