Notícias ambientais

Os preços dos fertilizantes do mundo sobrem 200% em 2007

Os Preços dos Fertilizantes do mundo sobem 200% em 2007, prejudicando os mais pobres

Os preços dos fertilizantes do mundo sobrem 200% em 2007
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19/03/2008



Os pobres do mundo perdem mais conforme os preços dos fertilizantes sobem



Os preços dos fertilizantes subiram mais de 200 por cento em 2007, conforme os fazendeiros procuraram maximizar a produção de milho para o etanol, de acordo com o Centro Internacional de Fertilidade do Solo e Desenvolvimento Agrícola (IFDC). Fazendeiros Pobres Africanos foram duramente afetados por esse aumento.



IFDC diz que o aumento dos preços dos fertilizantes é devido a nova demanda na produção de grãos para o biocombustível, energia mais alta e preços de frete, crescente demanda por carnes de gado alimentados com grãos e mercados emergentes, e uso crescente de gás natural como o gas natural liquido (LNG).



“Fazendeiros em países industrializados estão aplicando altos niveis de fertilizantes para maximizar as colheitas de grãos aos mais altos preços,” disse Dr. Balu Bumb, líder da Política, Comércio e Programas de Mercado do IFDC. “Essas forças conduzem ao aumento dos preços dos fertilizantes.”



IFDC observa que de Janeiro de 2007 a Janeiro de 2008 os preços do fosfato de dimonium (DAP) aumentaram de $252 por tonelada em Janeiro de 2007 para $752 (preço do Golfo dos EUA); a uréia granulada aumentou de $272 para $415 por tonelada (preço árabe do golfo); e o muriático de potássio (MOP) aumentou de $172 para $352 (Preço de Vancouver). Ao mesmo tempo o preço de uma tonelada métrica de milho aumentou de $3.05/bushel para $4.28/bushel.



Bumb diz que o aumento nos preços está afetando em sua maioria os fazendeiros pobres.


Médias mensaid dos preços dos fertilizantes de 2000 a 2008. Preços mundiais dos fertilizantes — especialmente fosfato de dimonium — subiram rapidamente durante o ano de 2007. FOB = Free on board. Preço médio, com fornecedor pagando frete e seguro, para o porto de destino. DAP = fosfato de dimonium. MOP = muriático de potássio. Crédito: Derivado dos Green Markets e FMB Semanalmente. Modificado por mongabay.com

“O aumento nunca vistos nos preços dos fertilizantes—mais de 200% no ano passado—está criando uma crise para os fazendeiros pobres nos países subdesenvolvidos,” diz Bumb. “Particularmente os mais afetados são os pequenos fazendeiros na Africa Subsariana. Fazendeiros pobres lá precisam de fertilizantes desesperadamente, para reabastecer os solos pobres em nutrientes. Mas o uso de fertilizante na África é o’ mais baixo do mundo—cerca de 8 kg por hectare. A falta de fertilizantes na África acentua a fome e a miséria. Para estimular o uso adequado de fertilizante, o poder de compra dos mais pobres dos pobres deve ser realçado através de redes de seguranaça favoráveis ao mercado assim eles podem ser incluidos no processo de mercado.”



O aumento de preços dos fertilizantes contribui para um retorno positivo dos preços dos grãos. Conforme o custo das entradas aumentam, os preços dos alimentos também.



IFDC diz que a convergência dos preços dos alimentos e preços da energia estimula a subida de preços dos fertilizantes.



“Havia uma vez uma economia de alimentos e uma economia de energia—mas a prosperidade dos biocombustíveis está agora mergindo os dois,” disse Phil Humphres, IFDC Engenheiro Especialista Senior, observando que enquanto 70 por cento da produção do milho tem tradicionalmente sido usada como alimento animal, o uso de 18 por cento a 20 por cento da colheita de milho para produção de etanol em 2007 nos Estados Unidos, aumentou os preços do milho em 70 por cento. Ele acrescenta que a situação pode ficar pior em 2008 quando 25 por cento da produção de milho é prevista para ser usada para o etanol.


Campos de arroz em Sulawesi, Indonésia. Foto by R. Butler.

“Nos Estados Unidos, o governo subsidia etanol em 51 centavos o galão [3.8 litros],” explicou Humphres. “Grandes companhias estão comprando milho de fazendeiros que aplicam mais fertilizantes para maximizar a produção. Mas se toda produção dos Estados Unidos fosse convertida em etanol, supriria apenas 27%’ da atual demanda por transporte de combustível nos Estados Unidos.”

IFDC diz que mudanças no uso do gás natural estão influenciando também os preços dos fertilizantes. O gas que foi usado para a produção de amonia na fabricação de fertilizantes está sendo crescentemente liquefeita (LNG) e usada para energia.



A organização dz que as melhoras no uso eficiente de fertilizantes poderia ajudar a situação atual.



“O forte aumento nos preços dos fertilizantes enfatiza a necessidade de mais pesquisas para melhorar a eficiencia do uso de fertilizante,” disse o Dr. Amit Roy, IFDC Presidente e Chefe Executivo. “Por exemplo, a maioria dos fazendeiros de arroz na Asia transmitiram a uréia diretamente nas águas das enchentes. Mas apenas um saco em três é usado pelas plantas. O resto é perdido no ar e na água.”



IFDC diz que está trabalhando com fazendeiros em países em desenvolvimento para melhorar a eficiencia do uso dos fertilizantes.



Artigos Relacionados



Nações Unidas: biocombustiveis estão matando de fome os pobres aumentando os preços dos alimentos
(14/02/2008) Ecoando sentimentos expressados pelos políticos, cientistas, e advogados dos pobres, a Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas advertiu que as pessoas mais pobres do mundo estão sofrendo em consequência do impulso para usar colheitas de alimentos para a produção de biocombustível.

Biocombustíveis estão piorando o aquecimento global
(7/2/2008) Converter ecossistemas nativos para a produção de estoques de biocombustíveis está piorando as emissões de gases de efeito estufa que são pretendidas abrandar, relata um par de estudos publicados no jornal Science. Os estudos seguem uma série de relatórios que tem ligado a produção de etanol e biodiesel ás crescentes emissões de dióxido de carbono, destruição da biodiversidade dos habitats da floresta e da savana, e poluição do ar e da água.

A política de biocombustíveis dos Estados Unidos está conduzindo ao desflorestamento na Indonésia e na Amazônia
(17/01/2008) Os incentivos dos Estados Unidos para a produção do biocombustível está promovendo o desflorestamento no sudeste da Ásia e na Amazônia elevando os preços da colheita e deslocando a produção de energia, dizem os pesquisadores.

Os preços globais dos alimentos aumentam em 40% em 2007 um novo recorde
(12/03/2008) Enquanto o preço dos alimentos no mundo continuam a subir, 37 paises estão enfrentando severas crises de alimentos devido a conflitos e desastres, de acordo com um relatório da Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO). O índice global da FAO de preços de alimentos aumentou 40 por cento este ano para o mais alto nivel já registrado. Os custos com alimentos nos países mais pobres do mundo — incluindo Iraque, Afeganistão, Nepal, Paquistão, e 20 países africanos — aumentaram 25 por cento para $107 billion.

Os preços dos alimentos aumentam devido a demanda por energia, tendências economicas
(12/03/2008)
O aumento de renda, a mudança climática, altos preços de energia, globalização, e urbanização estão convergindo para elevar os preços dos alimentos, ameaçando meios de sustento e a nutrição de povos pobres nos países em desenvolvimento, diz um novo relatório do Instituro Internacional de Pesquisas de Políticas de Alimentos (IFPRI).


Exit mobile version