Notícias ambientais

O desflorestamento da Amazonia salta na segunda metade de 2007

O desflorestamento na Amazonia salta na segunda metade de 2007

O desflorestamento da Amazonia salta na segunda metade de 2007
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
24/03/2008





O desflorestamento na Amazônia brasileira aumentou agudamente na segunda metade de 2007 como resultado do surgimento dos preços para a carne e grãos, disse um oficial superior brasileiro do meio ambiente.



Falando em Brasilia, Gilberto Camara, líder do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que segue o desflorestamento da Amazonia via satelite, disse que 3.235 km quadrados de floresta úmida foi destuida entre Agosto e Dezembro de 2007 e advertiu que essa figura preliminar está suscetível a dobrar conforme as imagens de satélite com maior resolução são analisadas.



“Nós nunca detectamos antes tamanha taxa de desflorestamento nessa época do ano,” Camara disse em uma conferência em Brasília.



A maioria dos desmatamentos ocorridos em Novembro e Dezembro nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia onde a maioria do gado Amazonico e soja sao produzidos.





O desflorestamento na Amazônia brasileira caiu mais de 60 por cento entre 2004 e 2007.



Área total de desflorestamento de cultivo de sona entre os estados da Amazônia brasileira. O cultivo total da soja compõe apenas uma pequena porção do desflorestamento, embora seu papel esteja se acelerando. E mais, a expansão da soja e o desenvolvimento de infraestrutura associada e deslocamento de camponeses estão conduzindo ao desflorestamento por outros atores.


Note: algumas fazendas de soja estao estabelecidas em terras já degradadas da floresta e ecossistemas vizinhos de cerrado. portanto seria inapropriado presumir que a área de plantação de soja represente seu papel atual no desflorestamento.

Desflorestamento na Amazonia está altamente correlacionado com os preços de produtos. Quando os preços dos grãos e da carne estão altos, a agroindústria em larga escala expande a produção através do desmatamento de grandes porções da floresta. Ao mesmo tempo, pequenos proprietários de terra são deslocados e colocados nas fronteiras da floresta. Cientistas dizem que os subsidios americanos do alcool etílico do milho estão conduzindo indiretamente ao desflorestamento oscilando os preços dos grãos e desse modo fornecendo um ímpeto para a conversão da floresta em agricultura na Amazonia bem como outras partes do mundo.



Num esforço para diminuir o desflorestamento, mês passado o Governo Brasileiro anunciou que iria banir a venda de produtos agrícolas de áreas ilegalmente desflorestadas na Amazonia. O decreto presidencial impõem multas e ameaça o acesso ao crédito dos latifundiários por comprar ou vender soja, carnes, e outros produtos produzidos ilegalmente em terras desflorestadas. O Brasil irá apoiar o esforço criando um registro de propriedade de terra e enviando mais 700 policiais federais para a região, partes nas quais se viram violentas disputas por terras.



O aumento no desflorestamento vem aós três anos de declínio do desmatamento da floresta. Entre 2004 e 2007, as taxas de desflorestamento no Brasil cairam mais de sessenta por cento. Caindo entre
1º de Agosto de 2006 e 30 de Julho 30 de 2007 foram os mais baixos desde que o governo brasileiro começou a cuidar do desflorestamento em uma base anual em 1988.



Influência dos preços da soja (CPI-ajustada, de uma média movente de 12-meses) no desflorestamento da Amazônia brasileira. O desflorestamento nos estados de Mato Grosso e Pará tem se mostrado particularmente forte correlação com os preços da soja nos anso recentes. Todas as figuras em hectares (2.47 acres).


Influência dos preços da soja (CPI-ajustadas) no desflorestamento da Amazônia brasileira. Todas as figuras em hectares (2.47 acres).


Influência dos preços de gados vivos (CPI-ajustados, média movente de 12-meses) no desflorstamento da Amazônia brasileira. Enquanto quase dois terços da Amazonia desmatada pode ser atribuida à conversão para pasto para gado, o desflorestamento nos estados de Mato Grosso e Pará tem mostrado uma única correlação ligeira com os preços do gado nos anos recentes. Isto poderia ser devido, em parte, ao uso de pastagem para gado por especuladores de terras (os preços das terras estão aumentando mais rápido que o valor do gado) e como uma conversão de encontro a flutuação da inflação da moeda. Todas as figuras em hectares (2.47 acres).


O impulso recente nos preços da soja e gado poderia estar conduzindo um aumento nos incêndios florestais. A previsão de desflorestamento anual para os anos de 2007-2008 não serão liberados até Agosto de 2008, no entando novas informações para a época de incêncios de 2007 poderá ser avaliada no fim do ano.




Exit mobile version