O desflorestamento na Amazonia salta na segunda metade de 2007
O desflorestamento da Amazonia salta na segunda metade de 2007
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
24/03/2008
|
O desflorestamento na Amazônia brasileira aumentou agudamente na segunda metade de 2007 como resultado do surgimento dos preços para a carne e grãos, disse um oficial superior brasileiro do meio ambiente.
Falando em Brasilia, Gilberto Camara, lÃder do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que segue o desflorestamento da Amazonia via satelite, disse que 3.235 km quadrados de floresta úmida foi destuida entre Agosto e Dezembro de 2007 e advertiu que essa figura preliminar está suscetÃvel a dobrar conforme as imagens de satélite com maior resolução são analisadas.
“Nós nunca detectamos antes tamanha taxa de desflorestamento nessa época do ano,” Camara disse em uma conferência em BrasÃlia.
A maioria dos desmatamentos ocorridos em Novembro e Dezembro nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia onde a maioria do gado Amazonico e soja sao produzidos.
![]() O desflorestamento na Amazônia brasileira caiu mais de 60 por cento entre 2004 e 2007.
|
Desflorestamento na Amazonia está altamente correlacionado com os preços de produtos. Quando os preços dos grãos e da carne estão altos, a agroindústria em larga escala expande a produção através do desmatamento de grandes porções da floresta. Ao mesmo tempo, pequenos proprietários de terra são deslocados e colocados nas fronteiras da floresta. Cientistas dizem que os subsidios americanos do alcool etÃlico do milho estão conduzindo indiretamente ao desflorestamento oscilando os preços dos grãos e desse modo fornecendo um Ãmpeto para a conversão da floresta em agricultura na Amazonia bem como outras partes do mundo.
Num esforço para diminuir o desflorestamento, mês passado o Governo Brasileiro anunciou que iria banir a venda de produtos agrÃcolas de áreas ilegalmente desflorestadas na Amazonia. O decreto presidencial impõem multas e ameaça o acesso ao crédito dos latifundiários por comprar ou vender soja, carnes, e outros produtos produzidos ilegalmente em terras desflorestadas. O Brasil irá apoiar o esforço criando um registro de propriedade de terra e enviando mais 700 policiais federais para a região, partes nas quais se viram violentas disputas por terras.
O aumento no desflorestamento vem aós três anos de declÃnio do desmatamento da floresta. Entre 2004 e 2007, as taxas de desflorestamento no Brasil cairam mais de sessenta por cento. Caindo entre
1º de Agosto de 2006 e 30 de Julho 30 de 2007 foram os mais baixos desde que o governo brasileiro começou a cuidar do desflorestamento em uma base anual em 1988.
![]() Influência dos preços da soja (CPI-ajustada, de uma média movente de 12-meses) no desflorestamento da Amazônia brasileira. O desflorestamento nos estados de Mato Grosso e Pará tem se mostrado particularmente forte correlação com os preços da soja nos anso recentes. Todas as figuras em hectares (2.47 acres).
|