Notícias ambientais

Nova Jersey se desfaz de planos de compra de madeira vinda da Floresta Amazônica

Nova Jersey se desfaz de planos de compra de madeira vinda da Floresta Amazônica

Nova Jersey se desfaz de planos de compra de madeira vinda da Floresta Amazônica
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
26/03/2008





O conselho da cidade de Ocean City em Nova Jersey votou 6-0 na última quinta-feira para cancelar uma compra de $1.1 milhão de madeira de ipê originada na Floresta Amazonica.



O movimento veio após a campanha de grupos ambientalistas, incluindo Ecological Internet, que dirige a Forests.org, um web site de notícias sobre florestas.



“O site Ecological Internet emitiu mais de 100.000 emails de protestos de 80 países que destacam a verdade ecológica de que manter intacta as florestas úmidas primárias é um pre-requisito para conseguir identificar mudanças climáticas e alcançar a sustentabilidade ecológica global,” disse Dr. Glen Barry, fundador da Ecological Internet. “A menssagem está se espalhando — para a floresta úmida sobreviver, a extração de madeira deve acabar, com a compensação aos povos locais, e as florestas úmidas restantes devem ser protegidas e permitidas a expandir.”



Enquanto ativistas saudaram a decisão, os membros do conselho da cidade disseram que foram preocupações economicas e nao ambientais que foram responsáveis pelo cancelamento. Foi dito que os níveis baixos de água na Amazonia foram responsáveis por atrasos inaceitáveis da madeira.



“Nós não recebemos nosso pedido,” o Presidente do Conselho Keith Hartzell disse para a imprensa associada. “Faremos tudo ao nosso alcance para lutar contra as empresas que não entregam não entregam em dia.”



A cidade recebeu apenas 3 por cento de seu pedido em dia.



“Eles quebraram o contrato,” disse um membro do Conselho Roy Wagner, que contou a imprensa associated que usando madeira sintética serrada teria poupado a cidade em $500.000. “Nós não pagaremos a conta.”



O anúncio chegou 10 dias depois que a cidade de Nova York disse que baniria o uso de madeira vinda da Floresta Amazônica para os bancos nos parques da cidade.






Exit mobile version