Notícias ambientais

Impactos humanos na conservação dos primatas na Amazonia central

Impactos humanos na conservação dos primatas na Amazônia central

Impactos humanos na conservação dos primatas na Amazonia central
Sarah Boyle, Arizona State University
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19/03/2008





Desflorestamento na Amazônia é uma séria preocupação. Na Amazônia brasileira, as florestas são desmatadas para fazendas de gado, cultivo de soja, e práticas de extração de madeira seletiva. Uma nova planta para estabelecer aproximadamente 180 familias no norte de Manaus, a capital do estado do Amazonas, criou controvérsia difundida. As porções de terras localizadas dentro do site de estudo de funcionamento da fragmentação da floresta, o Projeto de Dinâmicas Biológicas de Fragmentos da Floresta (BDFFP). Portanto, o plano ameaçaria pesquisas cientificas no BDFFP e outras pesquisas de sites operados pelo Instituto Nacional da Pesquisas de Amazônia (INPA) e Experimento em Larga Escala da Biosfere-Atmosera na Amazonia (LBA), bem como o futuro do Corredor de Conservação da Amazônia Central.



Colonizadores dentro do Projeto de Dinâmicas Biológicas de Fragmentos da Floresta (BDFFP) estudam areas que foram ilegalmente cortadas da floresta nativa. O roubo, a caça, e queimadas intencionais também causaram problemas ao BDFFP. Essa fotografia descreve um estabelecimento em Julho de 2007. Foto cortesia do BDFFP/Carlos da Costa

A densidade humana aumentada na área iria provavelmente levar a mais desflorestamento, bem como a taxas elevadas de caça de animais da área. Na verdade, o BDFFP já experienciou roubo, queimadas intencionais, extração de madeira, e caça em seua áreas de estudo. Seis espécies de macacos residem na área do BDFFP, mas algumas espécies, tais como o amcaco aranha preto, não foram bem nos fragmentos remanescentes da floresta, ou porções florestais, que são deixadas após o desflorestamento. Portanto, há uma preocupação que as plantas e animais da area seriam negativamente afetados pelo plano de colonização. Há também a preocupação a respeito da futura pesquisa do site BDFFP, que contribuiu para a ciencia e a educação por quase três décadas, e produziu 600 publicações, relatos técnicos e teses. Consequentemente, o plano de estabelecimento poderia afetar a conservação das plantas e animais locais, bem como as pesquisas que estão atualmente sendo conduzidas por numerosas instituições e agencias.



O plano colonizador foi proposto por uma agência federal brasileira, mas devido à controvérsia do plano no Brasil e no exterior, a agência suspendeu temporariamente as atividades colonizadoras relacionadas com o plano. Além disso, os cientistas no Brasil submeteram propostas de planos de gerencia para o BDFFP e outras áreas regionais, como uma alternativa para o plano de estabelecimento atual.



OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A pesquisa de Sarah Boyle está publicada na questão inaugural no acesso aberto e-journal Ciencia de Conservação Tropical: Impactos humanos na conservação dos primatas na Amazônia Central.



Boyle, S. A. 2008. Impactos humanos na convervação dos primatas na Amazonia Central.Ciência de Conservação Tropical 1 (1):6-17.



Exit mobile version