Notícias ambientais

Cientistas descobrem quatro epécies de lagartos anole em 24 horas no Panamá

No Panamá cientistas descobrem quatro espécies de anoles em 24 horas

Cientistas descobrem quatro epécies de lagartos anole em 24 horas no Panamá
Jeremy Hance, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
26/03/2008





Em Janeiro de 2006 uma expedição biológica descobriu quatro espécies em um único dia. Dr. Gunther Koehler, um membro da expedição, descreveu a descoberta como “uma experiência que acontece uma única vez na vida; durante expedições anteriores, nós tinhamos encontrado novas espécies, uma por vez—mas quatro espécies dentro de 24 horas, foi inacreditável!”





Anolis pseudopachypus



Anolis pseudokemptoni



Anolis gruuo



Anolis datzorum



Oedipina fortunensis

Fotos por Dr. Koehler

Um trabalho recente em Herpetológica anunciou e descreveu as espécies. Elas foram econtradas na Serrania de Tabasara, montanhas do Panamá que estão a 6000 pés acima do nível do mar, tornando as novas anoles residentes da floresta de nuvens. O trabalho mostra que as anoles são endêmicas, consideranto seu habitat geográfico isolado. Isso as torna os primeiros répteis endêmicos da Serrania de Tabasara, a qual o relatório descreve como “pbremente explorada biologicamente”.



Enquanto poucos detalhes são conhecidos sobre as populações de anoles, Dr. Koehler acredita que há uma boa possibilidade de as anoles estarem ameaçadas: “já que esas são espécies de alta elevação, podemos presumir que sua distribuição é restrita à essas montanhas. Com o desflorestamento essas criaturas enfrentam perda de habitat que poderia eventualmente levar à sua extinção.” Noventa por cento do lado do Pacifico da Serrania de Tabasara já está desflorestado, enquanto atualmente as florestas do lado do Atlantico—onde as novas espécies foram encontradas—permanecem intactas.



As anoles não foram as únicas descobertas feitas durante a expedição de quatro semanas. As montanhas de Serrania de Tabasara estão separadas da cadeia de montanhas da Cordilheira Central. No oeste das montanhsa da Cordilheira Central, perto de Costa Rica, a expedição encontrou uma nova espécie de salamandra e mais duas de anoles. Mas mesmo isso não é o fim das descobertas na Cordilheira Central: recentemente uma expedição diferente na porção das montanhas da Costa Rica descobriu masi três espécies de salamandras.



Dr. Koehler conclui que a região “suporta uma herpetofauna bem diversa e parece ser pouco conhecida a respeito de herpetologia”. Com um total de dez espécies de herpetologia anunciadas em uma estadia de um ano nas montanhas da América Central, só podemos imaginar sobre a diversidade que permanece escondida.



Palmer, T.M. et al (2008). O Declínio do Mutualismo da Formiga-planta da seguimento à Perda de Grandes Herbívoros da Savana Africana. Science 11 de Janeiro de 2008



Exit mobile version