Notícias ambientais

A Memoria de Don Julio, Teniente Gobernador de Alerta

A Memoria de Don Julio, Teniente Gobernador de Alerta

A Memoria de Don Julio, Teniente Gobernador de Alerta
mongabay.com
14/03/2008



Don Julio García Agapito foi o Teniente Gobernador da localidade de Alerta, na Província de Tahuamanu, Madre de Dios, Peru.



Don Julio era um tipo diferente de líder, sempre ativo, ajudando e recebendo grupos de pessoas e coordenando atividades diárias. Ele dedicou sua vida à conservação das florestas e melhoria das condições de vida para a comunidade que ele representava. Sempre esteve envolvido com a resolução de conflitos relacionados com a pavimentação da estrada, eletrificação, exploração de petróleo e a concessão de castanhais. Ele mesmo foi um coletor de castanha, e como tal se tornou um defensor das florestas do Tahuamanu e um líder local.



Don Julio

Eu tive a oportunidade de visitar Don Julio em muitas ocasiões ao longo do último ano e meio, enquanto fazia pesquisa na região. Don Julio e sua família sempre foram generosos com o seu tempo e acolhedores de visitas a sua casa. Eles fornecidas refeições para mim e para a minha equipa, responde às perguntas, e ajudou a organizar reuniões com famílias em toda a zona. Sem sua ajuda a minha pesquisa na área, não teria sido possível.



No dia 26 de fevereiro de 2008, Don Julio foi assassinado por ter apreendido um caminhão carregado com mogno ilegal na sua pacata comunidade. Ele foi baleado à morte no escritório de INRENA em Alerta.


A morte de Dom Julio enche-me com grande tristeza e indignação. É inadmissível que o mogno ilegal pode tirar a vida de um homem exemplar, em Madre de Dios. Don Julio foi um dos poucos líderes que tiveram a coragem de lutar para o bem-estar de sua cidade, para as florestas e para o que ele considera-se justo.



A minha esperança é que o seu assassinato não vai passar despercebido e que irá generar necessários esforços contra o uso irracional e ilegal dos recursos naturais de Madre de Dios.



Angelica Almeyda
Estudante de Doutorado em Antropologia
Stanford University



Exit mobile version