Notícias ambientais

A indústria de madeira da China abastecida por importadores de madeira ilegal dos países de floresta úmida

A indústria de madeira da China abastecida por importadores de madeira ilegal dos países de floresta úmida

A indústria de madeira da China abastecida por importadores de madeira ilegal dos países de floresta úmida
mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19/03/2008





Enquanto a China tem melhorado o gerenciamento de seus setores florestais, expandindo a plantação da cobertura florestal e banindo a colheita nas florestas naturais, o crescimento recente da China como exportador de produtos derivados da madeira está construído nas importações de madeira — muito da qual é ilegal — argumenta um pesquisador do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian em uma carta para Science.



Observando que as importações chinesas quadruplicaram na ultima década — de estimados 12.5 para 45 milhões em métros cúbicos — Dr. William F. Laurance diz que muito do crescimento do suprimento de madeira na China veio de extrações não processadas de países em desenvolvimento, que oferecem relativoa beneficios economicos para as nações exportadoras de madeira e são frequentemente ligadas ao comércio ilegal.



“A maioria das madeiras importadas para a China são efetivamente roubadas, sem pagamento de royalties pra o governo ou controle ambiental sobre as operações de colheitas. Pelo menos 80% das importações de madeira pela China, do Brasil, Cambodia, Cameroon, Congo-Brazzaville, Guiné Equatorial, Gabon, Indonesia, Myanmar, Papua Nova Guiné, e as Ilhas Salomão são ilegais, de acordo com estimativas recentes, o que de certa forma abaixa os valores (50 a 60%) para a Malasia e Rússia,” escreve Laurance. “Madeiras não processadas são facilmente adiquiridas e contrabandeadas, e a corrupção no comércio da madeira é de longe mais prevalente que aqueles para os produtos florestais.”



Foto por William F. Laurance

Laurance diz que o comércio da madeira ilegal está levando à degradação da floresta e o desflorestamento nos trópicos ao fornecer o ímpeto para construção de estradas as quais “aumenta o acesso às florestas para o corte e queima dos fazendeiros, caçadores, e especuladores de terra que em troca destrói ou degrada severamente as florestas e sua vida selvagem.”



Laurance argumenta que os países desenvolvidos estão tendo um papel chave nessa destruição: são suas demandas por produtos baratos de madeira que está abastecendo a indústria de produtos derivados da madeira da China. Tais como, diz Laurance, esforços para controlar o comércio ilegal de madeira terá que atingir as preferências do consumidor nas nações ricas.



“As corporações de produtos da madeira chinesa terão pouco incentivo para alterar seu comportamento predatório contanto que os consumidores das nações ricas continuem alegremente a comprar seus produtos,” ele conclui.

Exit mobile version